MODELAGEM MATEMÁTICA, JOGOS E TECNOLOGIAS: Explorando Algumas Metodologias de Ensino em um Curso de Formação Continuada de Professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p72-96Palabras clave:
Formação Continuada, Professores de Matemática, Modelagem Matemática, Jogos, Tecnologias.Resumen
A formação continuada deve configurar um processo contínuo e intermitente na atuação profissional docente, tendo em vista as constantes mudanças vivenciadas no contexto educativo. Atualmente, a utilização de recursos e metodologias de ensino diversificadas em sala de aula tem consolidado importantes meios de cativação da atenção discente e do desenvolvimento de competências essenciais para sua formação integral. Especificando-se à disciplina de matemática, as metodologias de Modelagem Matemática, Jogos e Tecnologias, mostram-se importantes aliadas ao processo de ensino, uma vez que podem propiciar um ambiente de instigação da capacidade inventiva dos educandos, frente a um contexto fortemente influenciado pelas tecnologias. Pensando em apresentar as fundamentações e potencialidades das metodologias supracitadas para um grupo de professores de matemática da Educação Básica, participantes de uma formação continuada ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa, organizou-se uma oficina que integrasse os conceitos em foco e propusesse o aperfeiçoamento da prática docente dos envolvidos. O estudo trata, desta forma, de uma abordagem qualitativa baseada na experiência vivenciada, e evidenciou as potencialidades da utilização dessas metodologias diferenciadas nos processos de ensino e aprendizagem de matemática.
Métricas
Citas
ANTÔNIO, J. C. Uso Pedagógico do telefone móvel (Celular). Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogica-do-telefone-movel-celular/> Acesso em 01 dez. 2018.
BASSANEZI, R. C. Ensino–aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2017.
D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003.
KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.