Dobraduras Dinâmicas e o Desenvolvimento do Pensamento Geométrico
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i353319Palabras clave:
Geometria Dinâmica, Dobraduras, Pensamento Geométrico, Argumentação em Geometria, Educação MatemáticaResumen
Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da proposta de exploração de dobraduras dinâmicas que resultam em figuras geométricas, construídas em ambiente de geometria dinâmica e analisa a partir dessa exploração o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação. A investigação foi conduzida por um experimento prático, realizado com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. A partir das atividades dinâmicas elaboradas, foi oportunizado o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na Educação Básica. O material foi desenvolvido em formato de livro digital no GeoGebrabook, e propõe a manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Utilizamos o modelo de Van Hiele de níveis de compreensão que descrevem sequencialmente características do processo de pensamento geométrico para a análise do experimento. Os resultados apontam que, com a exploração das dobraduras dinâmicas virtuais e o incentivo à argumentação, é possível o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico e o resgate da argumentação na Educação Básica.
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