OS JOGOS MATEMÁTICOS E O JOGO “1º GRAU OU GRAU?”
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p44-62Mots-clés :
Ensino-Aprendizagem, Equações do primeiro grau, Jogos matemáticos, Trigonometria.Résumé
O presente artigo irá discorrer sobre o uso de jogos para o ensino da matemática, em busca de um aprendizado mais efetivo e consistente dos conceitos dessa disciplina. Em particular, será apresentado o resultado de uma oficina aplicada em turmas do segundo e do terceiro ano do ensino médio do colégio estadual “Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado” (Apucarana, PR). Nela, foi utilizado um jogo criado pela autora do presente trabalho,“1º grau ou grau?”, que envolve dois tópicos importantes do conteúdo programático de matemática do ensino médio: às equações de primeiro grau e a trigonometria. O objetivo da oficina foi trabalhar esses dois conceitos de maneira lúdica e colaborativa, mas também verificar se esse pode ser ao mesmo tempo um modo eficaz e produtivo de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Pelas observações das professoras que supervisionaram a atividade e pelas respostas que os discentes forneceram em um questionário aplicado posteriormente, concluimos que os jogos matemáticos constituem de fato um instrumento precioso para os docentes, capaz de cativar a atenção e o interesse dos estudantes e de auxiliar esses últimos na aquisição de noções essenciais da disciplina.Métriques
Références
BRITO, W. (2014) Modelo de recomendação de jogos baseado em seleção de conteúdo no ensino da matemática. Dissertação de Mestrado – UFRJ. Disponível em: <http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/dissertacoes/d_2014/d_2014_walkir_alexandre_toscano_de_brito.pdf > Acesso em: 28 de agosto de 2018.
CABRAL, M. A. (2006) A utilização de jogos no ensino de matemática. Trabalho de conclusão de curso – PUCRS. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/jogos/ Marcos_Aurelio_Cabral.pdf> Acesso em: 12 de setembro de 2018.
GRANDO, R.C.A. O Conhecimento Matemático e o Uso dos Jogos na Sala de Aula. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, UNICAMP. Campinas, 2000.
GUIRADO, J. C. et al. Jogos: um recurso divertido de ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. Maringá: Elograf, 2010.
LIBANEO, J. C.Didática. São Paulo: Cortez, 2008.
MARCONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PARANÁ, Secretaria Estadual de Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Paraná, 2008.
PASSOS, L.; MALINOSKI FILLOS, L. (2014) Jogos no ensino da matemática: contribuições na formação dos futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/ pdebusca/producoes_pde/2014/ 2014_unicentro_mat_artigo_luciane_passos.pdf> Acesso em: 29 de setembro de 2018.
PEREIRA, E. (2010) O jogo no ensino e aprendizagem de matemática. Disponível em: <http://www.uesb.br/mat/semat/seemat2/index_arquivos/co5.pdf> Acesso em: 23 de agosto de 2018.
RIBEIRO, F.D. Jogos e modelagem na educação matemática. São Paulo: Saraiva, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.