AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: INSTRUMENTO DE CONTROLE OU DE MEDIAÇÃO?

Autores

  • Janaina Proença Cândido Instituto Federal de Educação Ciência, e Tecnologia de Rondônia - Campus Cacoal
  • Sirley Leite Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Cacoal

Palavras-chave:

Avaliação, ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem.

Resumo

O presente artigo foi escrito com base em uma pesquisa bibliográfica em livros e outros trabalhos com o tema da avaliação da aprendizagem e tem por objetivo realizar um estudo sobre avaliação e se ela está sendo utilização como um instrumento de controle e coerção ou de mediação no processo de ensino e aprendizagem. Será apresentado um breve contexto histórico e a explanação de conceitos importantes para a compreensão desse assunto. Faremos ainda uma comparação entre prova/exame e a avaliação da aprendizagem como mediadora na educação básica e na universidade. Veremos que a avaliação é utilizada basicamente para classificação e quantificação do conhecimento dos discentes e não como um instrumento para auxiliar a transformação da educação por meio da mediação do aprender e ensinar. 

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Biografia do Autor

Janaina Proença Cândido, Instituto Federal de Educação Ciência, e Tecnologia de Rondônia - Campus Cacoal

Graduanda do 7º Período do Curso de Licenciatura em Matemática

Sirley Leite Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Cacoal

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

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Publicado

2018-06-23

Como Citar

Cândido, J. P., & Freitas, S. L. (2018). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: INSTRUMENTO DE CONTROLE OU DE MEDIAÇÃO?. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(1), 18–26. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36505

Edição

Seção

Artigos