PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM GEOMETRIA PARA OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Mots-clés :

Geometria, Formação de professores, Documentos orientadores.

Résumé

O presente trabalho é parte da pesquisa da tese de doutorado do primeiro autor. Nosso objetivo é construir uma proposta de formação em geometria para os professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mais precisamente no ciclo de alfabetização. Pretendemos mostrar o modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico como uma importante estratégia para ensinar geometria desde os anos iniciais. Fundamentado nos alicerces dos documentos orientadores como o DCN e o PCN de Matemática, fizemos uma pesquisa explicativa na modalidade histórico-bibliográfica ou de revisão. Neste trabalho os documentos analisados foram a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): do Ensino Fundamental (PCNEF, Brasil, 1º e 2º ciclos, 1997), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCEM), e o Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

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Références

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Publiée

2018-06-23

Comment citer

Pontes, J. S. de, & Campos, C. R. (2018). PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM GEOMETRIA PARA OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(1), 54–68. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36707

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