Histórias em quadrinhos como ferramenta de contextualização de conceitos matemáticos

Auteurs

  • Francisco de Paula Santos de Araujo Junior Universidade Federal do Piauí
  • Anna Karla Barros da Trindade SEDUC_PI
  • Lindon Johnson do Nascimento Oliveira SEDUC-MA

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p32-41

Mots-clés :

Aprendizagem da Matemática. Contextualização. Histórias em quadrinhos.

Résumé

A falta de contextualização da matemática dificulta a assimilação de seus conceitos, impedindo a aprendizagem significativa do aluno. Histórias em quadrinhos são ótimas ferramentas de contextualização, capazes de fazer com que o aluno aproprie-se da matemática e a veja como aliada. Este trabalho tem por objetivo apontar as possibilidades de aprendizagem da matemática por meio da contextualização de seus conteúdos usando as histórias em quadrinhos como recurso pedagógico. A partir de uma revisão bibliográfica, fundamentada nos estudos de MCCLOUD (2018), RAMA (2010), VERGUEIRO (2010, 2012), e outros que repercutem o potencial de uso das HQ’s na educação, argumenta-se a forma como as HQ’s podem ajudar na contextualização dos conceitos matemáticos, servindo de recurso ambientador, mediando o diálogo entre aluno, professor e o conceito matemático. Na pesquisa foram encontrados diversos fatores que apontam o uso benéfico das histórias em quadrinhos em sala, bem como sua importância como recurso didático disponível ao professor.

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Bibliographies de l'auteur

Francisco de Paula Santos de Araujo Junior, Universidade Federal do Piauí

Graduado em mametamtica

Esp. em Metodologia do ensino de matematica

Mestre em Matematica.

Professor da UESPI

Anna Karla Barros da Trindade, SEDUC_PI

Graduado em mametamtica

Mestra em Matemática

Professora da educação básica

Lindon Johnson do Nascimento Oliveira, SEDUC-MA

Graduado em Física

Especialista em matemática

Professor da educação básica

Références

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Publiée

2019-04-27

Comment citer

Araujo Junior, F. de P. S. de, Trindade, A. K. B. da, & Oliveira, L. J. do N. (2019). Histórias em quadrinhos como ferramenta de contextualização de conceitos matemáticos. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(1), 34–45. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p32-41

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Rubrique

Artigos