Cálculo de áreas de regiões planas irregulares

currículo, soluções numéricas e proposta didática para o Ensino Médio

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.65151

Mots-clés :

Ensino de Matemática, geometria plana, cálculo de áreas, métodos numéricos, aplicações

Résumé

O cálculo de áreas de regiões planas se mostra como um tema de grande importância para a formação do aluno em nível básico, pela interdisciplinaridade de suas aplicações em diversas áreas do conhecimento. Na prática em sala de aula, um dos objetivos mais trabalhados envolve reconhecer a área como grandeza associada a figuras geométricas usuais (quadrado, retângulo, triângulo, trapézio, entre outros) e solucionar problemas envolvendo essa grandeza com o uso de diferentes ferramentas de medição e/ou unidades de medida. Por outro lado, situações-problema reais como a determinação da vazão, pressão, superfície de contato, áreas desmatadas e até mesmo o monitoramento de úlceras envolvem o cálculo de áreas de regiões planas irregulares (sem uma forma geométrica definida) e geralmente não são apresentadas e/ou discutidas nos materiais didáticos do Ensino Médio (mesmo com sua importância reconhecida). Nesse contexto, esse trabalho propõe uma pesquisa bibliográfica exploratória com os objetivos de conhecer o atual currículo e métodos numéricos relativos ao cálculo de áreas de regiões irregulares e aplicar esses conceitos para o desenvolvimento de uma proposta didática para o ensino significativo de cálculo de áreas no 2° Ano do Ensino Médio, levando-se em consideração o ambiente o qual o aluno está inserido. Espera-se que esta pesquisa possa servir como material didático para auxiliar professores de Matemática que desejam expandir o conceito de área para a solução de problemas de ordem prática.

Biographie de l'auteur

Evando Santos Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

E. S. Araújo é licenciado em Matematica pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Educação Contemporaneidade e Novas Tecnologias, Mestre em Ciência dos Materiais (UNIVASF) e Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-doutorado na Universidade de Coimbra - PT. É Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco na área de conhecimento de Matemática Aplicada ao Ensino de Ciências. Atualmente pesquisa nas áreas ds Ensino de Matemática e de Materiais. É revisor de periódicos nacionais e internacionais em Matemática e em Materiais e está como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (CPGCM) e do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da UNIVASF.

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Publiée

2025-08-13

Comment citer

Araújo, E. S., & Lopes, J. M. (2025). Cálculo de áreas de regiões planas irregulares: currículo, soluções numéricas e proposta didática para o Ensino Médio . Ensino Da Matemática Em Debate, 12(1), 97–117. https://doi.org/10.23925/2358-4122.65151