Tarefas matemáticas na perspectiva do ensino exploratório em uma vivência de estágio de docência
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.66729Palavras-chave:
Tarefas matemáticas, Ensino exploratório, Estágio docenteResumo
Este artigo analisa algumas tarefas matemáticas na perspectiva do ensino exploratório. Questiona--se: Como foram desenvolvidas as tarefas, na perspectiva da abordagem exploratória? Que tipos de tarefas matemáticas foram desenvolvidas? Desenvolve-se mediante pesquisa de natureza qualitativa, em uma disciplina de um curso de Licenciatura em Matemática, no contexto de um estágio de docência de um curso de Pós-Graduação no Sul do Brasil. Os dados foram coletados por tarefas planejadas para a disciplina, notas de campo, escritas dos alunos e fotografias. As análises consideram a natureza das tarefas e o ensino de Matemática. Os resultados apontam que a diversificação das tarefas contribui para diferentes aprendizagens, como em relação aos conhecimentos matemáticos, a exploração dos materiais manipuláveis, a retomada de conhecimentos anteriores, a discussão de conhecimentos da educação básica e, se desenvolvidas através da abordagem exploratória, considerando as etapas (introdução, trabalho autônomo, discussão coletiva e sistematização), possibilitam que os alunos construam o seu próprio conhecimento matemático e desenvolvam o raciocínio matemático, além de contribuírem com a exploração das representações matemáticas, com a comunicação e com a aprendizagem entre os pares. Conclui-se que o desenvolvimento das tarefas, na perspectiva da abordagem exploratória se diferencia de outras abordagens tradicionais, principalmente pelos modos de condução da aula, pela seleção das tarefas e pelo envolvimento dos sujeitos (alunos e professor).
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