Cursos de Engenharia Elétrica: que geometria analítica ensinar?
Palavras-chave:
Engenharia Elétrica, Eixo Organizador, Disciplinas em serviço, Geometria AnalíticaResumo
Pesquisas demonstram que as disciplinas matemáticas de cursos de graduação para formação de não matemáticos, nos quais se incluem as Engenharias, representam obstáculos para os alunos, principalmente ingressantes. Nas Engenharias, o desinteresse por tais disciplinas, a forma como são usualmente trabalhadas e a pouca integração entre elas e demais disciplinas componentes dos núcleos básico, profissionalizante e específico têm ocasionado inúmeras reprovações. Esse fator também tem sido parcialmente responsabilizado pelos altos índices de evasão. Visando contribuir para a integração entre as disciplinas em serviço e as demais disciplinas das Engenharias, investigamos quais conteúdos presentes nas disciplinas matemáticas são mobilizados nas disciplinas não matemáticas de um curso de Engenharia Elétrica, do qual se apresenta inicialmente a estrutura pedagógica. Pesquisa-se inicialmente a disciplina Geometria Analítica. Observa-se como os oito eixos organizadores do curso fazem uso de seus conceitos. Para cada disciplina não matemática, são explicitados os conceitos mobilizados, o período em que ela é ministrada e sua carga horária. Em seguida, destaca-se, em cada um dos eixos, a relevância da Geometria Analítica, comparando-se o número de total de horas de disciplinas que mobilizam seus conceitos com a carga horária total do eixo. Conclui-se que quatro eixosmobilizam tais conceitos. São os seguintes, apresentados em ordem decrescente quanto aototal de horas que mobilizam conceitos de Geometria Analítica: Sistemas de Telecomunicações, Sistemas de Energia e Controle, Sistemas Mecânicos, Térmicos e Hidráulicos e Sistemas Elétricos Analógicos. Quanto à natureza dos conteúdos mobilizados, é o cálculo vetorial que tem maior expressão no conjunto das disciplinas não matemáticas. Desta forma, a vocação da disciplina Geometria Analítica nesse curso de Engenharia Elétrica deve ser buscada em seu caráter instrumental.Downloads
Como Citar
Coelho, S. P., & Nobre, A. M. V. (2015). Cursos de Engenharia Elétrica: que geometria analítica ensinar?. Ensino Da Matemática Em Debate, 2(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/23637
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


