Avaliação da proficiência de professores de matemática em equações literais: um estudo de caso comparativo com proposta de manual didático
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i2p1-49Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Equações literais, Intervenção didática, Avaliação, Modelo de Rasch.Resumo
Equações Literais são expressões matemáticas que possuem, além da variável em questão, coeficientes representados de forma genérica por letras. Essas equações recebem destaque na busca por uma aprendizagem de matemática mais significativa, uma vez que podem ser utilizadas para modelar e interpretar inúmeros fenômenos em diversas áreas do conhecimento. Neste trabalho, avaliou-se a proficiência de professores de matemática em equações literais a partir das respostas dadas por eles a questionários que discutiam aspectos da formação acadêmica, da prática docente e do conhecimento técnico sobre o assunto. Os dados coletados foram analisados via modelo de Rasch Dicotômico, antes e depois da disponibilização de um manual didático aos participantes da pesquisa, produzido para sanar possíveis dificuldades com o tema. Os resultados iniciais se mostraram bastante preocupantes uma vez que, para a grande maioria dos participantes, o modelo retornou que a habilidade desses profissionais era insuficiente para que respondessem positivamente aos itens sobre o conhecimento do conteúdo. Esse resultado foi relacionado com a formação inicial e o exercício docente. Por outro lado, verificou-se que após a capacitação com o manual didático, o nível de conhecimento desses indivíduos aumentou significativamente nos quesitos avaliados inicialmente, com consequente aumento das probabilidades de sucesso com o tema.
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