Educação Financeira no Paraná

identificação e análise dos princípios e componentes curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.64397

Palavras-chave:

Educação Financeira, Ensino Médio, Currículo, Análise Documental, Legislação Educacional

Resumo

A Educação Financeira tem se tornado uma área de conhecimento relevante no mundo contemporâneo, uma vez que busca capacitar os indivíduos para a tomada de decisões financeiras responsáveis e embasadas em informações confiáveis. No estado do Paraná, desde 2021, a disciplina de Educação Financeira foi implementada nas três séries do Ensino Médio. Assim, este artigo tem como objetivo identificar e analisar os princípios e componentes presentes nos documentos estaduais que estruturam o currículo de Educação Financeira na Educação Básica paranaense com o intuito de compreender os elementos curriculares e os documentos que delineiam a Educação Financeira. Com isso, torna-se possível contextualizar o conteúdo e os objetivos da disciplina. Metodologicamente, o estudo realiza uma análise documental da legislação e das diretrizes da Secretaria Estadual de Educação (SEED) do Paraná. Os resultados sistematizam as informações sobre o currículo paranaense e apontam que, embora o conteúdo oferecido possa contribuir para a melhoria das condições de vida em uma esfera individual, como a compreensão do funcionamento do sistema bancário para evitar o endividamento, essa disciplina também pode, inadvertidamente, reforçar a eficiência e a funcionalidade dos indivíduos dentro desse sistema sem, contudo, promover uma cidadania reivindicativa de direitos e a busca coletiva para a construção de uma estrutura social mais justa e equitativa.

Biografia do Autor

Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias, Universidade Cesumar

Universidade Cesumar, UNICESUMAR, Maringá, PR. Professora do Programa Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Doutora em Ciência Política (Universidade de São Paulo), Mestrado em Sociologia Política (Universidade Federal de Santa Catarina) e Graduação em Ciências Sociais (Universidade Federal de Santa Catarina).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7484950078487715 ;

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3645-9131.

E-mail: maria.el@unicesumar.edu.br

Marcos Aurélio Brambilla, Universidade Cesumar

Doutor em Teoria Econômica (Universidade Estadual de Maringá), Mestrado em Economia Regional (Universidade Estadual de Londrina) e Graduação em Ciências Econômicas (Centro Universitário Cidade Verde). Professor do Programa Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). 

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4609573696140389

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1111-9424

E-mail: marcos.brambilla@unicesumar.edu.br

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Publicado

2025-12-27

Como Citar

Miotti, J. T. V. N., Elias, M. L. G. G. R., & Brambilla, M. A. (2025). Educação Financeira no Paraná: identificação e análise dos princípios e componentes curriculares. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 399–421. https://doi.org/10.23925/2358-4122.64397