Educação Financeira no Paraná
identificação e análise dos princípios e componentes curriculares
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.64397Palavras-chave:
Educação Financeira, Ensino Médio, Currículo, Análise Documental, Legislação EducacionalResumo
A Educação Financeira tem se tornado uma área de conhecimento relevante no mundo contemporâneo, uma vez que busca capacitar os indivíduos para a tomada de decisões financeiras responsáveis e embasadas em informações confiáveis. No estado do Paraná, desde 2021, a disciplina de Educação Financeira foi implementada nas três séries do Ensino Médio. Assim, este artigo tem como objetivo identificar e analisar os princípios e componentes presentes nos documentos estaduais que estruturam o currículo de Educação Financeira na Educação Básica paranaense com o intuito de compreender os elementos curriculares e os documentos que delineiam a Educação Financeira. Com isso, torna-se possível contextualizar o conteúdo e os objetivos da disciplina. Metodologicamente, o estudo realiza uma análise documental da legislação e das diretrizes da Secretaria Estadual de Educação (SEED) do Paraná. Os resultados sistematizam as informações sobre o currículo paranaense e apontam que, embora o conteúdo oferecido possa contribuir para a melhoria das condições de vida em uma esfera individual, como a compreensão do funcionamento do sistema bancário para evitar o endividamento, essa disciplina também pode, inadvertidamente, reforçar a eficiência e a funcionalidade dos indivíduos dentro desse sistema sem, contudo, promover uma cidadania reivindicativa de direitos e a busca coletiva para a construção de uma estrutura social mais justa e equitativa.
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