Formação continuada para pedagogos que lecionam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.72060Palavras-chave:
Pedagogos, Formação Continuada, Ensino de MatemáticaResumo
A complexidade inerente ao ensino desta disciplina, somada às demandas específicas dessa fase escolar, requer que os educadores se mantenham constantemente atualizados, tanto em relação ao conteúdo matemático quanto às metodologias pedagógicas. No entanto, muitos desses profissionais enfrentam dificuldades com o ensino da matemática, frequentemente decorrentes de uma formação inicial que não foi suficientemente sólida nesta área. Nesse sentido, esse estudo parte da seguinte problemática: qual o papel da formação continuada para pedagogos que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? A pesquisa, então, apresenta como objetivos analisar a relação dos pedagogos com o ensino da matemática, bem como compreender a importância do processo de formação continuada para os pedagogos que lecionam essa mesma componente curricular nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tal, utilizou-se como metodologia uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura, dialogando, com os teóricos Libâneo e Pimenta (1999); Fiorentini (2008); Saviani (2009); Gatti (2010); Oliveira e Mazzuco (2023), entre outros. Essa realidade evidencia a importância da formação continuada como um mecanismo essencial para preencher lacunas de conhecimento e aumentar a segurança e eficácia dos docentes que atuam no ensino de matemática. Além de garantir o domínio do conteúdo, é fundamental que os pedagogos se mantenham alinhados com as metodologias de ensino mais atuais. O uso de tecnologias educacionais e abordagens lúdicas, por exemplo, tem demonstrado grande eficácia na facilitação do processo de aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e acessível para os alunos. A formação continuada desempenha um papel crucial ao oferecer aos pedagogos o acesso a essas novas estratégias pedagógicas, permitindo que adaptem o ensino às diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos estudantes, especialmente no que se refere à compreensão de conceitos abstratos, que são desafiadores nessa etapa. Outro aspecto relevante da formação continuada é o estímulo à reflexão crítica sobre a prática docente. Durante esses processos formativos, os professores têm a oportunidade de reavaliar suas abordagens, identificar áreas de melhoria e ajustar suas práticas pedagógicas conforme as necessidades de seus alunos. Além disso, a troca de experiências com outros profissionais promove um enriquecimento mútuo, ampliando o repertório de estratégias de ensino e fortalecendo a rede de apoio entre educadores. Portanto, investir na formação continuada é indispensável para que os pedagogos desenvolvam uma prática inovadora e reflexiva, contribuindo para uma educação de qualidade e para a melhoria dos índices de aprendizagem em matemática nos anos iniciais da educação básica
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