Experiências metacognitivas manifestas no fazer modelagem matemática de uma professora
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.73203Palavras-chave:
modelagem matemática; experiência metacognitiva; professora em formação., Modelagem matemática, Experiência metacognitiva, professora em formaçãoResumo
Neste estudo, a investigação centra-se em responder a questão: que relações se manifestam entre o fazer modelagem de uma professora em formação inicial e suas experiências metacognitivas? Para isso são consideradas as manifestações, de uma estudante de Licenciatura em Matemática, em relação ao planejamento, execução e avaliação reflexiva das atividades de modelagem matemática desenvolvidas durante um projeto de extensão. Os dados produzidos, compostos por transcrições de áudios, relatório final individual e entrevista, foram analisados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin, tendo como referência os elementos constitutivos das experiências metacognitivas propostos por Correia (2021). Os resultados indicaram que as experiências metacognitivas da professora em formação emergiram de forma articulada aos diferentes momentos da modelagem, manifestando-se nos seis elementos: contextos, sujeitos, sentimentos, juízos de memória, estimativas e especificidades da tarefa. Ainda, essas relações revelam que as percepções da professora em formação se organizam, sobretudo, em três dimensões: a avaliação de suas próprias escolhas didáticas, a consideração das escolhas pautadas pelas necessidades dos alunos e a leitura das experiências vividas pelos estudantes. Esses achados oferecem subsídios para o planejamento de práticas formativas que integrem a modelagem ao desenvolvimento da experiência metacognitiva em cursos de Licenciatura em Matemática.
Referências
ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2013.
AŞIK, G.; ERKTIN, E. Metacognitive experiences in mathematical problem solving. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 50, n. 7, p. 1094–1112, 2019.
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2011.
BLUM, W. Can modelling be taught and learnt? Some answers from empirical research. Proceedings of CERME 7, p. 1–20, 2011.
BLUM, W.; FERRI, R. Mathematical modelling: Can it be taught and learnt? Journal of Mathematical Modelling and Application, v. 1, n. 1, p. 45–58, 2009.
BLUM, W.; NISS, M. Applied mathematical problem solving, modelling, applications, and links to other subjects—State, trends and issues in mathematics instruction. Educational Studies in Mathematics, v. 22, n. 1, p. 37–68, 1991.
BULUT, N.; BORROMEO FERRI, R. Bridging mathematical modelling and education for sustainable development in pre-service primary teacher education. Education Sciences, v. 15, n. 2, p. 248, 2025.
CORREIA, R. Modelo explicativo para as experiências metacognitivas. 2021. [Dados da publicação precisam ser verificados].
FIGUEIRA, A. P. C. Metacognição e seus contornos. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 1, p. 1–20, 2003.
FERRI, R. Learning how to teach mathematical modelling in teacher education. ZDM – Mathematics Education, v. 50, n. 1–2, p. 187–200, 2018.
FERRI, R. B. Mathematical modelling as a key practice for promoting learners’ competencies targeting sustainability. Educational Studies in Mathematics, v. 109, p. 1–18, 2025.
GOOS, M.; O’MEARA, N.; JOHNSON, P.; FITZMAURICE, O.; GUERIN, A. Mathematical modelling as stimulus for curriculum and instructional reform. In: LEIKIN, R. (Ed.). Challenging mathematics for all. Cham: Springer, 2023. p. 51–70. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-18868-8_4.
HWANG, S.; HAN, S. Pre-service mathematics teachers’ competencies in designing mathematical modelling tasks. Journal of Mathematics Teacher Education, 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s10857-025-09678-2.
NISS, M.; BLUM, W. The learning and teaching of mathematical modelling. ZDM – Mathematics Education, v. 52, p. 1–16, 2020.
STILLMAN, G. Applying metacognitive knowledge and strategies in applications and modelling tasks. In: KAISER, G. et al. (Ed.). Trends in teaching and learning of mathematical modelling. Dordrecht: Springer, 2011. p. 165–180.
STILLMAN, G.; BROWN, J.; GALBRAITH, P. Metacognition and affect in mathematical modelling. In: STILLMAN, G.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Ed.). Mathematical modelling in education research and practice. Cham: Springer, 2015. p. 469–481.
TARRICONE, P. The taxonomy of metacognition. New York: Psychology Press, 2011.
TAY, H. Y. et al. Metacognitive experiences as informational sources. Educational Psychology Review, v. 35, p. 123–142, 2023.
YANG, X.; LI, X.; DENG, Z. et al. Obstacles to the implementation of mathematical modelling in Chinese classrooms. ZDM – Mathematics Education, 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-025-01660-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


