Uma análise praxeológica das tarefas sobre lançamento oblíquo nos livros didáticos de física e matemática

possibilidades de interdisciplinaridade

Autores

  • Fabiana Venhoven Martins Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Barbara Lutaif Bianchini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.74537

Palavras-chave:

livro didático, lançamento oblíquo, interdisciplinaridade, análise praxeológica

Resumo

Este artigo apresenta a análise praxeológica das tarefas sobre lançamento oblíquo presentes nos livros didáticos de matemática e física mais adotados pelas escolas da rede pública e institutos federais pelo PNLD de 2022, vigente até 2025. O livro didático foi escolhido como objeto de estudo por ser retratado por diversos autores como um dos principais recursos da prática docente. O objetivo desta pesquisa é analisar se alguns pressupostos da Teoria Antropológica do Didático - as técnicas, tecnologias e teorias esperadas para realização de tarefas de mesmo tipo - possuem convergências ou divergências quando tratadas no livro de matemática e no livro de física. Entendemos que as convergências favorecem o reconhecimento do mesmo objeto do conhecimento em diferentes contextos e a articulação de conhecimentos de uma área para a outra. As divergências fornecem indicativos para melhorias na produção de materiais didáticos e na formação de professores, visando um ensino apoiado na interdisciplinaridade. Nossa análise conclui que, mesmo em tarefas de mesmo tipo envolvendo o lançamento oblíquo, os livros analisados empregaram técnicas, tecnologias e teorias distintas, nas quais não era possível articular conhecimentos de uma área para a outra. Essa divergência ocorre em consequência das diferentes informações fornecidas para a realização das tarefas – enquanto o livro de física fornece grandezas vetoriais, o livro de matemática fornece a expressão algébrica da função. Ao final de nossa análise, apresentamos uma proposição de interdisciplinaridade para uma das tarefas, com o objetivo de relacionar as grandezas vetoriais envolvidas em uma determinada tarefa às suas possíveis funções. Cabe ressaltar que os livros analisados estão em conformidade com as competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular.

Biografia do Autor

Fabiana Venhoven Martins, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutoranda do curso de Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e professora de pós-graduação em Educação Matemática pela mesma universidade.

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Publicado

2025-12-27

Como Citar

Martins, F. V., & Bianchini, B. L. (2025). Uma análise praxeológica das tarefas sobre lançamento oblíquo nos livros didáticos de física e matemática: possibilidades de interdisciplinaridade. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 30–50. https://doi.org/10.23925/2358-4122.74537