Learning mathematical certainties in the age of social networks and AI
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.74561Palavras-chave:
Paradigma; Ensino e aprendizagem; Educação matemática; IA; Wittgenstein.Resumo
Trata-se de uma reflexão filosófico-educacional sobre a aquisição de certezas matemáticas no ensino básico sob a inspiração das ideias filosóficas da segunda fase do pensamento de Ludwig Wittgenstein. Inicio retomando algumas de suas reflexões sobre a natureza do saber matemático e de suas relações com o mundo empírico, tendo em vista transpô-las para o contexto atual de uma maior complexidade de modelos generativos da IA (que geram textos através de cálculos de probabilidade), com a finalidade de problematizar o uso destes dispositivos na formação do pensamento matemático e do aprendizado de seus conceitos mais fundamentais no contexto escolar, desde os primeiros níveis de ensino. Concluímos que a crítica que o filósofo faz à concepção platônica do saber matemático fundamentada em um modelo referencial da linguagem, ainda hoje, continua extremamente pertinente para esclarecer confusões em sala de aula advindas de um uso, a meu ver, bastante equivocado de chatbots de IA, como o chat GPT, utilizado no contexto escolar por estudantes e docentes, sobretudo com a função de oráculo para a realização imediata de diversas tarefas; privando, assim, em particular os estudantes, de etapas fundamentais tanto para a compreensão do sentido da linguagem matemática como para a aquisição de seus diferentes modos de pensamento; obstaculizando, assim, o desenvolvimento da capacidade de aplicação deste saber no mundo empírico com discernimento e ética.
Referências
GERRARD, S. Wittgenstein's philosophies of mathematics. In: Synthese 87, (1):125-142, 1991.
GLASER, C. The fundamental clash between Artificial Intelligence and teaching humanities. In: Daily Maverick, South Africa, 10-04-25. Acesso em 19-04-2025.
GOTTSCHALK, C.M.C.. A atividade matemática escolar como introdução de paradigmas na linguagem. Em: Revista de Educação, Ciência e Cultura, vol. 23, n., pp.113-124, 2018.
GOTTSCHALK, C.M.C.. Paradigm and objectivity in the sciences: pedagogical repercussions from a Wittgensteinian perspective. In: Transversal: International Journal for the historiography of science, vol.10, ed.1, pp.1-17, 2021.
KUUSELA, O. Simplification without falsification: the problem of relevance in logic and IA. Forthcoming in a collection of Wittgenstein and AI edited by Alice Hellywell. Disponível em: https://www.academia.edu/102791391/Simplification_without_falsification_the_problem_of_relevance_in_logic_an_AI Acesso em 11-11-2024.
MORENO, A. R. Wittgenstein - através das imagens. 2ª edição. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
MORENO, A. R. Introdução a uma pragmática filosófica. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
WITTGENSTEIN, L. Fichas (Zettel). Lisboa: Edições 70, 1989.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. 2ª edição. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 1996.
WITTGENSTEIN, L. Da certeza. Lisboa: Edições 70, 2000.
WITTGENSTEIN, L. Gramática filosófica. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
WITTGENSTEIN, L. Observações filosóficas. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
WITTGENSTEIN, L. Conferência sobre ética. Trad. Darlei Dall’Agnol. Acesso em 12-11-25: https://doceru.com/doc/xs1xxe55
WRIGHT, C.. Wittgenstein on the Foundations of Mathematics. London: Duckworth, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


