Pesquisa e ensino de matemática: tensão entre modernidade e arcaismos na visão francesa sobre a análise entre 1872 e 1886
Resumo
Resumo
A partir dos trabalhos de Zerner, Gispert e Schubring, procuramos discutir a visão histórica tradicional do conceito de rigor por meio das relações entre pesquisa e ensino da análise na França em um período determinado. Nosso estudo tem por foco dois tratados de análise editados nesta época, de Charles Méray e Jules Houël, nos quais estudamos a parte introdutória que expõe os fundamentos da análise que, segundo os autores, devem partir da construção dos números reais. Este artigo se divide em três etapas: 1) uma discussão sobre a visão tradicional da evolução do conceito de rigor; 2) uma definição do quadro teórico e dos aspectos metodológicos que nos serviram de base para elaborar nosso estudo; 3) o estudo de caso, por meio do exame de dos dois tratados de análise escritos respectivamente por Méray e Houël.
Resumé
À la suite des travaux de Zerner, Gispert et Schubring, nous essayons de questionner la vision historique traditionnelle du concept de rigueur au travers des relations existant entre recherche et enseignement de l’analyse en France et sur une très courte période. Notre étude est centrée sur deux traités d’analyse parus à cette époque, ceux de Charles Méray et Jules Houël, dans lesquels nous étudions la partie introductive supposée livrer les fondements de l’analyse selon ces auteurs, en particulier la construction des nombres réels qu’ils exposent. Notre étude comporte trois étapes : 1) une discussion da vision traditionelle de l’évolution du concept de rigueur ; 2) une définition du cadre théorique et des concepts avec lesquels nous entendons mener notre étude. 3) l’étude des deux traités d’analyse de Méray et d’Houël.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).