Integração da lousa digital em aulas de matemática: análise da prática pedagógica de uma professora<br>Digital whiteboard integration in mathematics classes: teaching practice analysis of a teacher
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir o uso da Lousa Digital em aulas de matemática, na perspectiva de integração dessa tecnologia às práticas pedagógicas de uma professora. O texto é um recorte de uma pesquisa que investigou o uso da Lousa Digital por professores de matemática que participaram de uma formação em serviço para o uso dessa tecnologia. A pesquisa se desenvolveu a partir da constituição de um grupo de estudo que discutiu possibilidades de uso da Lousa Digital em aulas de matemática. Nesse artigo, além de uma breve discussão teórica sobre as abordagens de uso das tecnologias digitais, segundo os estudos de Seymour Papert, analisamos a aula de uma professora participante do grupo, discutindo elementos que caracterizam a abordagem que norteia sua prática pedagógica com o uso da Lousa Digital. A análise evidencia uma prática pedagógica com a Lousa Digital em uma abordagem construcionista, em que os alunos são ativos na construção do conhecimento.
This article aimed at discussing the Interactive Whiteboard use in math class, from the perspective of integration of this technology on pedagogical practices of a teacher. The text is part of a research that investigated the Interactive Whiteboard use for math teachers who participated a in-service training for the use of this technology. The research was developed from the formation of a study group that discussed possibilities of using of Interactive Whiteboard in math class. In this article, beyond a theoretical discussion on the approaches to the use of digital technologies, according to research by Seymour Papert, we analyzed the class of a group participant teacher, discussing elements that characterize the approach that guides her pedagogical practices with the Interactive Whiteboard. The analysis showed a pedagogical practice with the Interactive Whiteboard in a constructionist approach, in which students are active in the knowledge construction.
Metrics
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus. 2011.
BITTAR, Marilena. A Escolha do Software Educacional e a Proposta Didática do Professor: estudo de alguns exemplos em matemática. In: Willian Beline; Nielce Meneguelo Lobo da Costa. (Org.). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão -PR: Editora de Fecilcam, 2010, p. 215-243.
FREIRE, Fernanda M; PRADO, Maria Elisabette.Professores Construcionistas: aFormação em Serviço. In: Actas doIII Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa. Barranquilla, Colombia, 1996. Disponível em: <http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200352145836PROFESSORES%20CONSTRUCIONISTAS.pdf>. Acesso em 10 abr. 2012.
NAKASHIMA, Rosária Helena; AMARAL, Sérgio Ferreira do. Práticas pedagógicas mediatizadas pela Lousa Digital. Virtual Educa, 2007. Disponível em: <http://ihm.ccadet.unam.mx/virtualeduca2007/pdf/78-RN.pdf>. Acesso em 14 abr. 2012.
NAKASHIMA, Rosária Helena; AMARAL, Sérgio Ferreira do; BARROS, Daniela Melaré. O uso pedagógico da Lousa Digital associado à Teoria dos Estilos de Aprendizagem. Revista Estilos de Aprendizagem, nº 4, 2009. Disponível em: <http://www.uned.es/revistaestilosdeaprendizaje/numero_4/Artigos/lsr_4_articulo_12.pdf>. Acesso em 14 abr. 2012.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática; tradução Sandra Costa. Ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VALENTE, José Armando. A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. Tese (Livre Docência) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. 1997. Disponível em: <http://infocao.dominiotemporario.com>. Acesso em 02 abr. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).