Motivações e competências interculturais para a mobilidade acadêmica França-Brasil: o caso de estudantes da Universidade Lumière Lyon 2<b>Motivations and intercultural skills for France-Brazil academic mobility: the case of students from the University

Autores

  • Maria Cristina Marques Elyote Santos UNEB
  • Paulo Cesar Marques De Andrade Santos Universidade Federal da Bahia
  • Nadja Maria Acioly-Régnier Université de Lyon II
  • Jean-Claude Régnier Université de Lyon II

Palavras-chave:

mobilidade acadêmica, mundialização, motivação e escolhas, CHIC, ASI.

Resumo

Este artigo visa apresentar pesquisa realizada entre estudantes da Universidade Lumière Lyon 2 (ULL2) em mobilidade acadêmica com o Brasil sobre motivações e competências interculturais para a mobilidade acadêmica internacional. Assim, utilizou-se de pesquisa de campo feita com uma amostra de estudantes da ULL2 que partirão para o Brasil no quadro da mobilidade para passar entre seis meses e um ano acadêmico em universidades brasileiras. O trabalho empírico centra-se na análise de dados que tratam de aspectos motivacionais a partir da teoria da motivação humana de Joseph Nuttin e da formação de competências interculturais. Para tanto foi aplicado questionário e os dados construídos foram tratados com a utilização do software Classification Hiérarchique Implicative et Cohésitive (CHIC) como ferramenta auxiliar à utilização da Analyse Statistique Implicatif (ASI). Os resultados obtidos esclarecem que a maior motivação dos estudantes para a mobilidade é “Melhorar o curriculum vitae” e a mais forte competência apresentada é a competência linguística “compreende” a língua portuguesa.

 

This article presents a research conducted among students at the University Lumière Lyon 2 (ULL2) in academic mobility with Brazil on intercultural skills and motivations for international academic mobility. Field research was used, carried out with a sample of ULL2 students who will depart for Brazil in the context of mobility to spend between six months and one academic year at brazilian universities. The empirical work focuses on the data analysis dealing with motivational aspects from the Joseph Nuttin theory of human motivation and the intercultural skills formation. For this purpose the survey was applied and constructed data were treated using the software Classification hierarchique implicative et Cohésitive (CHIC) as an auxiliary tool to the use of Statistical Implicative Analysis (SIA)). The results clarify that the main motivation for the mobility of students is "to Improve the curriculum vitae" and the stronger competence presented is linguistic competence and "understanding" of the Portuguese language.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BOLONHA. (1999) Declaração de Bolonha. Disponível em http://www.ond.vlaanderen.be/hogeronderwijs/bologna/links/language/1999_Bologna_Declaration_Portuguese.pdf.

CASTLES, S. (2009a). The age of migration: international population movements in the modern world. 4th ed., Rev. & updated ed. New York: Guilford Press.

Les nomenclatures des professions et catégories socioprofessionnelles (PCS 2003; PCS-ESE version 2003 et version 1982). Disponível em http://www.insee.fr/fr/methodes/default.asp?page=nomenclatures/liste-nomenclatures.htm.

GRAS, R., REGNIER, JC., MARINICA, C., GUILLET, F. (Eds) (2013) Analyse Statistique Implicative. Méthode exploratoire et confirmatoire à la recherche de causalités. Toulouse : Cépadues

Groupe conseil continuum; mouvement québécois de la qualité; emploi-Québec. (2013). Guide pratique de la gestion de la diversité interculturelle en emploi. Montréal: Mouvement québécois de la qualité: Emploi Québec. Retrieved, Disponível em http://bibvir.uqac.ca/bd/man.cfm?TD=ARC&IdNot=24631547&FORMAT=pdf, 2005.

HALL, S. (2003). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, MG; Brasília, DF: UFMG ; Unesco.

KAUFMANN, (2008).V. Les paradoxes de la mobilité: bouger, s’enraciner. Lausanne: Presses polytechniques et universitaires romandes.

LE ROY, Jeanne e M. PIERRETTE (2012). PETIT MANUEL Méthodologique du questionnaire de recherche. De la conception à l’analyse. Enrick B. Editions: Paris.

MANÇO, A. (2002). Compétences interculturelles des jeunes issus de l’immigration: perspectives théoriques et pratiques, Compétences interculturelles. Paris: Harmattan.

NUTTIN, Joseph (1996). Théorie de la motivation humaine: du besoin au projet d’action. 4ª edition. Paris: Presses Universitaires de France.

OLIVEIRA, F. B. de (Org.) (2009). Desafios da educação: contribuições estratégicas para o ensino superior – Rio de Janeiro: E-papers: Educação Getulio Vargas, 206p

QUIVY, Raymond e Luc Van CAMPENHOUDT (1998). Manual de investigação em ciências sociais. 2ª. ed. Tradução João Minhoto Marques, Maria Amália Mendes e Maria Carvalho. Revisão científica Rui Santos (Departamento de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa). Lisboa: Gradiva.

RÉGNIER, Jean-Claude. Marc BAILLEUL e Régis GRAS (Eds) (2012). L’analyse statistique implicative: de l’exploratoire au confirmatoire. [Implicative statistic analysis: of na exploratory posture to a confirmatory posture]. [Análisis estatístico implicativo: de las explorationes a las confirmationes]. VI Colloque International – VI International Conference A.S.I. Analyse Statistique Implicative – Statistical Implicative Analysis. Caen (France).

RÉGNIER, Jean-Claude (2009). Approche méthodologique de l’enquête par questionnaire & statistique. Master 2 Recherche. Sciences et Pratiques d’éducation de formation & Doctorat de sciences de l’éducation. Université Lumière Lyon 2, I.S.P.E.F. Année universitaire 2009 – 2010.

RIZVI, FAZAL. (2009a).Global Mobility and the Challenges of Educational Research and Policy. Yearbook of the National Society for the Study of Education, v. 108, n. 2, p. 268–289. doi: 10.1111/j.1744-7984.2009.01172.x.

SANTOS, B. de S. (2002). Toward a New Legal Common Sense. Law, globalization, and emancipation. Londres: Butterworths.

SANTOS, Milton. (1998). A natureza do espaço. técnica e tempo, razão e emoção, Journal of Geography, vol.107, n ° 604, p.652-653.

SINGLY, François de (2012). L’enquête et ses méthodes: le questionnaire. Armand Coulin Éditeur: Paris. 3ª edition.

URRY, J. (2007). Mobilities. Cambridge, UK; Malden, MA: Polity.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

ELYOTE SANTOS, M. C. M.; DE ANDRADE SANTOS, P. C. M.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; RÉGNIER, J.-C. Motivações e competências interculturais para a mobilidade acadêmica França-Brasil: o caso de estudantes da Universidade Lumière Lyon 2&lt;b&gt;Motivations and intercultural skills for France-Brazil academic mobility: the case of students from the University. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 723–744, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/21546. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos