VISUALIZAÇÃO E ENSINO DE ANÁLISE MATEMÁTICA<br> VISUALIZATION AND THE TEACHING OF MATHEMATICAL ANALYSIS

Autores

  • Márcia Maria Fusaro Pinto UFRJ
  • Thorsten Scheiner University of Hamburg. Alemanha.

Resumo

Resumo:

O ensino de análise matemática tem sido investigado há décadas e debatido sob diferentes perspectivas teóricas. A atualidade e continuidade do debate se justifica, dentre outros, pelos inúmeros relatos dos obstáculos enfrentados por professores e alunos em seu ensino e aprendizagem, pela necessidade de sua delimitação nos diferentes currículos, pela conveniência, ou não, ou até mesmo pertinência, de seu estudo nos diferentes cursos. Aqui, temos a intenção de propor elementos para a discussão de seu ensino e aprendizagem, referentes a usos de representações visuais em argumentações matemáticas e trazendo a noção de abstração estrutural.

Palavras-chave: Visualização; abstração estrutural; argumentação em matemática; educação matemática no ensino superior.

 

Abstract: The teaching of mathematical analysis has been investigated and debated for decades from different theoretical perspectives. The current and continuing debate is justified by the numerous reports of the obstacles in the teaching and learning of the subject, in its delimitation in the different curricula, in the convenience or even relevance of its study in the different courses, amongst others. Here, we intend to propose elements for the discussion on the use of visual representations in formal mathematical arguments, for the teaching and learning of mathematical analysis, presenting the notion of structural abstraction.

Key-words: Visualization; structural abstraction; mathematical argumentation; mathematics education in the tertiary level.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

PINTO, M. M. F.; SCHEINER, T. VISUALIZAÇÃO E ENSINO DE ANÁLISE MATEMÁTICA&lt;br&gt; VISUALIZATION AND THE TEACHING OF MATHEMATICAL ANALYSIS. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 637–654, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25675. Acesso em: 18 nov. 2024.