ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Autores

  • Celia Finck Brandt UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
  • Ademir José Rosso UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Palavras-chave:

Sistema de Numeração Decimal. Abstração reflexionante. Operação.

Resumo

À luz dos enunciados da aprendizagem operatória e abstração reflexionante, a investigação abrange a compreensão de crianças de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental sobre a estrutura do SND. Como experiência lógico-matemática, a construção do SND apoia-se na ação do sujeito para equilibrar os fatores da experiência com o meio físico e social e da abstração reflexionante. Para avaliar a compreensão foram aplicadas 14 provas a 109 crianças. As informações analisadas mostram a complementaridade entre as provas e as limitações das tentativas de resolução baseadas em padrões linguísticos. Constatou-se que a aproximação entre o SND e a organização será efetiva se o processo de ensino trabalhar com as possibilidades cognitivas dos alunos ligadas ao processo de abstração reflexionante que coordena as ações dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Celia Finck Brandt, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Professora Adjunta, área de Educação Matemática. Atua no Curso de Licenciatura em Matemática, sendo responsável pelo estágio curricular supervisionado.

Ademir José Rosso, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Setor de Ciências Humana Letras e Artes, Professor Associadota, área de Biologia. Atua no Curso de Licenciatura em Biologia, sendo responsável pelo estágio curricular supervisionado.

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Publicado

2010-10-29

Como Citar

BRANDT, C. F.; ROSSO, A. J. ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2814. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos