ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Autores

  • Celia Finck Brandt UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
  • Ademir José Rosso UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Palavras-chave:

Sistema de Numeração Decimal. Abstração reflexionante. Operação.

Resumo

À luz dos enunciados da aprendizagem operatória e abstração reflexionante, a investigação abrange a compreensão de crianças de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental sobre a estrutura do SND. Como experiência lógico-matemática, a construção do SND apoia-se na ação do sujeito para equilibrar os fatores da experiência com o meio físico e social e da abstração reflexionante. Para avaliar a compreensão foram aplicadas 14 provas a 109 crianças. As informações analisadas mostram a complementaridade entre as provas e as limitações das tentativas de resolução baseadas em padrões linguísticos. Constatou-se que a aproximação entre o SND e a organização será efetiva se o processo de ensino trabalhar com as possibilidades cognitivas dos alunos ligadas ao processo de abstração reflexionante que coordena as ações dos sujeitos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celia Finck Brandt, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Professora Adjunta, área de Educação Matemática. Atua no Curso de Licenciatura em Matemática, sendo responsável pelo estágio curricular supervisionado.

Ademir José Rosso, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Setor de Ciências Humana Letras e Artes, Professor Associadota, área de Biologia. Atua no Curso de Licenciatura em Biologia, sendo responsável pelo estágio curricular supervisionado.

Downloads

Publicado

2010-10-29

Edição

Seção

Artigos