Educação Comparada: uma análise dos Currículos prescritos de Matemática de Brasil e México <br> Comparative Education: An Analysis of the Prescribed Mathematics Curricula of Brazil and Mexico

Autores

  • Marcelo Navarro da Silva Faculdades Metropolitanas Unidas e Faculdades Integradas de Guarulhos
  • Saddo Ag Almouloud

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p328-352

Palavras-chave:

Currículos de Matemática, Educação Matemática, Brasil e México

Resumo

O presente trabalho trata-se de resultados de um estudo comparativo dos Currículos prescritos de Matemática dos sistemas educativos de Brasil e México, porém, mais especificamente do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Superior no México. A análise comparativa buscou-se sinalizar as possíveis influências da Educação Matemática nos documentos oficias que regem os sistemas educacionais dos países comparados, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática no Brasil e os Programas de Estudos das Matemáticas no México, e constata-se certas similaridades e diferenças no sistema de ensino dos países comparados. As considerações do estudo indicam que as influências da Educação Matemática nos Currículos prescritos estão presentes, como, Didática da Matemática francesa, Interdisciplinaridade, Contextualização, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, uso da História da Matemática e de recursos tecnológicos, e a Matemática ensinada no Brasil tende a uma formação cidadã, caso diferente no México que está focada ao conhecimento matemático.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Navarro da Silva, Faculdades Metropolitanas Unidas e Faculdades Integradas de Guarulhos

Professor da licenciatura e dos cursos de ciências contábeis, econômicas e atuariais.

Referências

ARTIGUE, M.Ingénierie didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 9, n. 3, pp. 281-308, Grenoble, 1988

ARTIGUE, M. Une introduction à la didactique des mathématiques, (mimeogr), p.31, 1988

BARBOSA, J.C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Revista Bolema, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp/SP – Rio Claro, n.15, p.5-23, janeiro de 2001

BASSANEZI, R.C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, São Paulo, Editora Contexto, 2002

BRASIL, Lei 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília: Câmara dos Deputados, 9ª edição. 2014

_______, Parâmetros curriculares nacionais – Matemática Ensino Médio – PCN+. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2002

_______, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Volume 2. Brasília, 2006

_______, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio: bases legais. Brasília. 2000

BROUSSEAU, G. Le contrat didactique: Le milieu. Recherches em Didactique des Mathématiques, v.9, n.3, p.309-336. Grenoble, 1988

_______________, La théorie des situations didactiques. 1997. Disponível em<http://guy-brousseau.com/wp-content/uploads/2011/06/MONTREAL-archives-GB1.pdf.> acessado em: 10 de setembro de 2012

CASASSUS, J. A reforma educacional na América Latina no contexto de globalização. Cadernos de Pesquisas, fundação Carlos Chagas, n.114, p.7-28. 2001

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble, la Pensée Sauvage, 1991

________________, Remarques sur La notion d’infrastructure didactique et sur le rôle de PER, Conferência pronunciada em 19 de maio de 2009 ao Journées Ampere realizado a 1’ INRP, Disponível em<http://www.yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG>, Années 2006 a 2010, textes et publications.

D ´AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Editora Papirus, Campinas/SP, Edição n. 17ª, 2009

FERRER, F. J. La educación comparada actual. Barcelona, Editora. Ariel, 2002

MAIOLI, M. Discutindo significados do termo “contextualização” emergente nos documentos curriculares da Educação Básica, em particular no Ensino Médio. Anais do XII Conferência Interamericana de Educação Matemática – CIAEM, Recife, Brasil, 2011

MÉXICO, Documento base del bachillerato general. Subsecretaria de Educación Media Superior. Dirección General del Bachillerato. Ciudad de México, Secretaría de Educación Pública, 2011

________, La Estructura del Sistema Educativo Mexicano. Disponível em: www.sep.gob.mx/work/models/sep1/.../sistemaedumex09_01.pdf. acessado em: 30 de julho de 2013

________, Matemáticas I, II, III y IV: Programas de estudio Educación Media Superior. Secretaria de Educación Pública (SEP). Subsecretaria de Educación Pública. Dirección General Del Bachillerato. Dirección de Coordenación Académica, 2013 http://www.dgb.sep.gob.mx/02-m1/03-iacademica/programasdeestudio.php. Acessado em 30 de março de 2014

_________, Cálculo Diferencial y Cálculo Integral: Programa de Estudio Educación Media Superior. Secretaria de Educación Pública (SEP). Subsecretaria de Educación Pública. Dirección General Del Bachillerato. Dirección de Coordinación Académica, 2013 http://www.dgb.sep.gob.mx/02-m1/03-iacademica/programasdeestudio.php. Acessado em 30 de Março de 2014

_________, Matemáticas Financieras I y II: Programas de estudio Educación Media Superior. Secretaria de Educación Pública (SEP). Subsecretaria de Educación Pública. Dirección General Del Bachillerato. Dirección de Coordinación Académica, 2013 http://www.dgb.sep.gob.mx/02-m1/03-iacademica/programasdeestudio.php. Acessado em 30 de março de 2014

__________, Probabilidad y Estadística I y II. Programas de estudio Educación Media Superior. Secretaria de Educación Pública (SEP). Subsecretaria de Educación Pública. Dirección General Del Bachillerato. Dirección de Coordinación Académica, 2013 http://www.dgb.sep.gob.mx/02-m1/03-iacademica/programasdeestudio.php. Acessado em 30 de março de 2014

NISS, M. O papel das aplicações e da Modelação na Matemática Escolar. Tradução de Paulo Abrantes. Educação e Matemática, n.23, 3º trimestre. 1992

PERRENOUD, PH. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed Editora, 1999

PIRES, C.M.C. Currículos de Matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo, FTD, 2000

SACRISTÁN, J.G.O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 3ª edição, 2000

SILVA, M.A. Currículos de Matemática no Ensino Médio: em busca de critérios para a escolha de organização de conteúdos. Tese de Doutorado. Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, 2009

SILVA, M.V.; VALENTE, L.F.; LIMA, I.R.S. Reformas educacionais na América Latina: abordagens sobre o trabalho docente e a avaliação sistêmica no Brasil e México. Revista Teoria e Prática da Educação, volume 16, número 3, p.39-54, 2013

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Críticas: a questão da democracia. Campinas/SP, Papirus, 2ª Reimpressão, 2013

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática