Um diálogo sobre a Teoria Antropológica do Didático – TAD intermediado por um curso introdutório sobre os vetores <br> A dialogue on the Anthropological Theory of Didactics - ATD intermediated by an introductory course on the vectors

Autores

  • Jany Santos Souza Goulart Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Luis Márcio Santos Farias Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p304-326

Palavras-chave:

Teoria Antropológica do Didático, vetores, ensino, aprendizagem.

Resumo

Neste artigo propõe-se revelar alguns elementos e características próprias da Teoria Antropológica do Didático – TAD através de um Curso introdutório sobre Vetores. Neste texto, apresentamos um recorte de uma pesquisa de maior magnitude, com ênfase nas possíveis interlocuções entre o ensino-aprendizagem de vetores, idealizada nos moldes da TAD. Assim, empreendemos algumas interpretações por meio de uma leitura das produções dos discentes de um Curso de Licenciatura em Matemática, utilizando a lente de apreciação da referida teoria, na qual foram evidenciados aspectos ligados às organizações matemáticas e didáticas. Em termos metodológicos, este estudo servirá para compor parte das análises prévias e apresentar alguns ingredientes de um ensaio experimental que se integrará a um Percurso de Estudo e Pesquisa – PEP. <br>

This article presents as a proposal to reveal some elements and characteristics specific to the Anthropological Theory of Didactics - ATD by means of an Introductory Course on the Vectors. In this text, we present a cut of a larger research, with emphasis on the possible interlocutions between the teaching and learning of vectors, idealized in the mold of the ATD. Thus, we undertake some interpretations through a reading of the productions of the students of a Course of Degree in Mathematics, using the lens of appreciation of said theory, in which aspects related to mathematical and didactic organizations were evidenced. In methodological terms, this study will serve to compose part of the previous analyzes and present some ingredients of an experimental test that will be integrated into a Study and Research Path - SRP.


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Biografia do Autor

Jany Santos Souza Goulart, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professora Assistente B do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - BA. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) - UEFS/ UFBA.

Luis Márcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor Adjunto, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia-UFBA.

Doutor em Didática da Matemática. Université de Montpellier II, UM2, França.

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

GOULART, J. S. S.; FARIAS, L. M. S. Um diálogo sobre a Teoria Antropológica do Didático – TAD intermediado por um curso introdutório sobre os vetores &lt;br&gt; A dialogue on the Anthropological Theory of Didactics - ATD intermediated by an introductory course on the vectors. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 3, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i3p304-326. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/40111. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)