Dos dados brutos à informação: o papel das técnicas transnumerativas no ensino de Estatística<br>De los datos brutos hacia la información: el papel de las técnicas transnumerativas en la enseñanza de la Estadística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p109-139

Palavras-chave:

Dados estatísticos, Estatísticas, Informação, Transnumeração, técnicas transnumerativas.

Resumo

Um aspecto importante da aprendizagem de Estatística refere-se à compreensão de sua essência – extrair informação subjacente aos dados –, o que implica no conhecimento da transformação de grandes massas de dados em estatísticas – tabelas, gráficos e medidas resumo - e na interpretação dos seus significados, permitindo a compreensão do fenômeno em estudo. Esse processo tem sido denominado de transnumeração. Neste artigo refletimos sobre aspectos teóricos e possíveis implicações metodológicas da transformação dos dados brutos em estatísticas e estas em informação, e o papel das técnicas transnumerativas, visando auxiliar o ensino dos conceitos de Estatística, na Educação Básica, normatizados pela Base Nacional Comum Curricular.

 

An important aspect of learning statistics refers to the understanding of its essence - extracting information underlying the data -, which implies knowledge about transformation of large amount of data into statistics - tables, graphs, and summary measures - and the interpretation of its meanings, allowing the understanding of phenomenon under study. This process has been called transnumeration. In this article we reflect on theoretical aspects and possible pedagogical implications of transformation of raw data into statistics and these into information, as well as on the role of transnumerative techniques, aiming to support the teaching of statistical concepts in basic education level, standardised by the National Common Curricular Base.

 

Un aspecto importante del aprendizaje de la Estadística se refiere a la comprensión de su esencia -extraer información subyacente a los datos -, lo que implica el conocimiento de la transformación de grandes masas de datos en estadísticas – tablas, gráficos y medidas de resumen - y en la interpretación de sus significados, permitiendo la comprensión del fenómeno en estudio. Este proceso se ha denominado transnumeración. En este artículo reflexionamos sobre los aspectos teóricos y las posibles implicaciones pedagógicas de la transformación de datos brutos en estadísticas y estas en información, y el papel de las técnicas transnumerativas, con el objetivo de ayudar a la enseñanza de los conceptos de estadística, en educación básica, estandarizados por la Base Nacional Común Curricular.

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Biografia do Autor

Irene Mauricio Cazorla, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Estatística e Doutora em Educação pela Unicamp, pós-doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora colaboradora de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Miriam Cardoso Utsumi, Universidade Estadual de Campinas

Doura em Educação pela UNICAMP, professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, no Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM e no Programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Educação.

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

PhD em Educação pela University of Warwick - Inglaterra. Professor Associado IV do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação da UFPE, docente permanente e orientador nos Cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec - UFPE.  Professor Visitante da Vrije Universiteit Brussel.

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Publicado

2021-07-04

Como Citar

CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C.; MONTEIRO, C. E. F. Dos dados brutos à informação: o papel das técnicas transnumerativas no ensino de Estatística&lt;br&gt;De los datos brutos hacia la información: el papel de las técnicas transnumerativas en la enseñanza de la Estadística. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 109–139, 2021. DOI: 10.23925/983-3156.2021v23i4p109-139. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/53409. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro