Livro paradidático: um estudo voltado para o ensino/aprendizagem de Estatística na escola básica<br>Libro paradidactico: un estudio centrado en la enseñanza/aprendizaje de estadísticas en la escuela primaria

Autores

  • Celso Ribeiro Campos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Andréa Pavan Perin Fatec - Itapetininga

DOI:

https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p140-170

Palavras-chave:

Educação Estatística, competências, literacia, educação crítica, livro paradidático

Resumo

A BNCC incluiu a Estatística no rol de conteúdos de Matemática para o ensino fundamental, indicando as competências e habilidades que a ela se aplicam. Uma forma de trabalhar os conceitos estatísticos requeridos na BNCC é por meio do apoio de um livro paradidático, que além de trazer os conteúdos de forma mais aprofundada, incentiva a leitura e pode favorecer o gosto dos alunos pela disciplina de Matemática. O objetivo deste estudo é fazer um levantamento dos trabalhos acadêmicos voltados para o livro paradidático de Estatística para a escola básica, além de pesquisar quantos e quais são os livros disponíveis no mercado, suas características e seus propósitos. Por fim, apresentamos uma proposta de elaboração de um livro paradidático de Estatística para os últimos anos do ensino fundamental, abordando conceitos relativos às medidas de tendência central e gráficos. O quadro teórico em que nos apoiamos é referente à Educação Estatística, especificamente em relação às competências de literacia e crítica.

 

The National Common Curricular Base (BNCC) included statistics in the list of mathematics contents for elementary school, indicating the competencies and skills that apply to it. One way to work on the statistical concepts required by BNCC is through the support of a paradidactic book, which, besides deepening the contents, encourages reading and can favour students’ taste for the discipline of Mathematics. The aim of this study is to research the academic works focused on statistics’ paradidactic books for the basic school, in addition to researching how many and what the books are available in the market, their characteristics and their purposes. Finally, we present a proposal to prepare a paradidactic book of statistics for the last years of elementary school, addressing concepts related to measures of central tendency, dispersion measures and graphs. The theoretical framework in which we rely on is referring to statistical education, specifically in relation to literacy and critical skills.

 

La Base Nacional Común Curricular (BNCC) incluyó estadísticas en la lista de contenidos matemáticos para la escuela primaria y liceo, indicando las competencias y habilidades que se aplican a ella. Una forma de trabajar en los conceptos estadísticos requeridos en la BNCC es a través del apoyo de un libro paradidáctico, que además de acercar los contenidos a más profundidad, fomenta la lectura y puede favorecer el gusto de los estudiantes por la disciplina de Matemáticas. El objetivo de este estudio es estudiar los trabajos académicos centrados en el libro paradidáctico de estadística para la escuela básica, además de investigar cuántos y cuáles son los libros disponibles en el mercado, sus características y sus propósitos. Por último, presentamos una propuesta para preparar un libro paradidáctico de estadísticas para el liceo, abordando conceptos relacionados con medidas de tendencia central, medidas de dispersión y gráficos. El marco teórico en el que nos basamos se refiere a la educación estadística, específicamente en relación con la literacia y la competencia crítica.

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Biografia do Autor

Celso Ribeiro Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Físico e Engenheiro Mecânico (UNITAU), Mestre em Ensino da Matemática (PUC-SP), Doutor em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro).

Área de especialidade: Educação Estatística, Modelagem Matemática, Educação Financeira

Andréa Pavan Perin, Fatec - Itapetininga

Licenciada em Ciências com habilitação em Matemática (UNIMEP), Mestre em Educação (UNIMEP), Doutora em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro).

Área de especialidade: Educação Estatística, Modelagem Matemática, Educação Financeira

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Publicado

2021-07-04

Edição

Seção

Finalizada - Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro