Livro paradidático: um estudo voltado para o ensino/aprendizagem de Estatística na escola básica<br>Libro paradidactico: un estudio centrado en la enseñanza/aprendizaje de estadísticas en la escuela primaria

Autores

  • Celso Ribeiro Campos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Andréa Pavan Perin Fatec - Itapetininga

DOI:

https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p140-170

Palavras-chave:

Educação Estatística, competências, literacia, educação crítica, livro paradidático

Resumo

A BNCC incluiu a Estatística no rol de conteúdos de Matemática para o ensino fundamental, indicando as competências e habilidades que a ela se aplicam. Uma forma de trabalhar os conceitos estatísticos requeridos na BNCC é por meio do apoio de um livro paradidático, que além de trazer os conteúdos de forma mais aprofundada, incentiva a leitura e pode favorecer o gosto dos alunos pela disciplina de Matemática. O objetivo deste estudo é fazer um levantamento dos trabalhos acadêmicos voltados para o livro paradidático de Estatística para a escola básica, além de pesquisar quantos e quais são os livros disponíveis no mercado, suas características e seus propósitos. Por fim, apresentamos uma proposta de elaboração de um livro paradidático de Estatística para os últimos anos do ensino fundamental, abordando conceitos relativos às medidas de tendência central e gráficos. O quadro teórico em que nos apoiamos é referente à Educação Estatística, especificamente em relação às competências de literacia e crítica.

 

The National Common Curricular Base (BNCC) included statistics in the list of mathematics contents for elementary school, indicating the competencies and skills that apply to it. One way to work on the statistical concepts required by BNCC is through the support of a paradidactic book, which, besides deepening the contents, encourages reading and can favour students’ taste for the discipline of Mathematics. The aim of this study is to research the academic works focused on statistics’ paradidactic books for the basic school, in addition to researching how many and what the books are available in the market, their characteristics and their purposes. Finally, we present a proposal to prepare a paradidactic book of statistics for the last years of elementary school, addressing concepts related to measures of central tendency, dispersion measures and graphs. The theoretical framework in which we rely on is referring to statistical education, specifically in relation to literacy and critical skills.

 

La Base Nacional Común Curricular (BNCC) incluyó estadísticas en la lista de contenidos matemáticos para la escuela primaria y liceo, indicando las competencias y habilidades que se aplican a ella. Una forma de trabajar en los conceptos estadísticos requeridos en la BNCC es a través del apoyo de un libro paradidáctico, que además de acercar los contenidos a más profundidad, fomenta la lectura y puede favorecer el gusto de los estudiantes por la disciplina de Matemáticas. El objetivo de este estudio es estudiar los trabajos académicos centrados en el libro paradidáctico de estadística para la escuela básica, además de investigar cuántos y cuáles son los libros disponibles en el mercado, sus características y sus propósitos. Por último, presentamos una propuesta para preparar un libro paradidáctico de estadísticas para el liceo, abordando conceptos relacionados con medidas de tendencia central, medidas de dispersión y gráficos. El marco teórico en el que nos basamos se refiere a la educación estadística, específicamente en relación con la literacia y la competencia crítica.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celso Ribeiro Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Físico e Engenheiro Mecânico (UNITAU), Mestre em Ensino da Matemática (PUC-SP), Doutor em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro).

Área de especialidade: Educação Estatística, Modelagem Matemática, Educação Financeira

Andréa Pavan Perin, Fatec - Itapetininga

Licenciada em Ciências com habilitação em Matemática (UNIMEP), Mestre em Educação (UNIMEP), Doutora em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro).

Área de especialidade: Educação Estatística, Modelagem Matemática, Educação Financeira

Referências

Almouloud, S. A., & SilvA, M. J. F. (2019). Construção do referencial teórico de uma pesquisa educacional. In G. P. Oliveira (Org.), Pesquisa em Educação Matemática: um olhar sobre a metodologia (pp.49-82). CRV.

Borelli, S. H. S. (1996). Ação, suspense, emoção: Literatura e cultura de massa no Brasil. EDUC.

Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB. Recuperado em 27 de julho de 2020 de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Braz, G., Porciúncula, M. y Silva, J. A. (2020). Conhecendo a estatística (ebook). Los autores, Recuperado em 20 de outubro de 2020 de: https://www.amazon.es/Conhecendo-Estat%C3%ADstica-Baixinhos-Livro-Portuguese-ebook/dp/B08D7B2C6K.

Bueno, F. (2015). Estaticópolis: Um jeito novo de aprender estatística (ebook). Recuperado em 20 de outubro de 2020 de: https://www.amazon.es/Estatic%C3%B3polis-jeito-aprender-Estat%C3%ADstica-Portuguese-ebook/dp/B00V5GS1QI.

Campos, C. R. (2007). A Educação Estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da Estatística em cursos de graduação. [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista]

Campos, C. R. (2016). Towards Critical Statistics Education. Lambert Academic Publishing.

Campos, C. R., Wodewotzki, M. L. L., & Jacobini, O. R. (2011). Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Autêntica.

Campos, C. R., & Perin, A. P. (2021). Reflexiones sobre libros paradidácticos de Estadística para la escuela básica: un análisis documental y bibliográfico. Números – Revista de Didáctica de las Matemáticas, 106, enero, 73-82,

Cazorla, I. M., Silva Júnior, A. V., & Santana, E. R. S. (2018). Reflexões sobre o ensino de variáveis conceituais na educação básica. REnCiMa, 9(2), 354-373.

Chiavenato, I. (2014). Comportamento Organizacional: A Dinâmica Do Sucesso Das Organizações. Manole.

Ciabotti, V. (2016). Elaboração de livro paradidático para o ensino de probabilidade: o trilhar de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro]. Recuperado em 16 de março de 2021 de: http://bdtd.uftm.edu.br/bitstream/tede/465/5/Dissert%20Valeira%20Ciabotti.pdf

Costa, S. F. (2012). Introdução ilustrada à estatística. 5ª ed. Harbra.

Costa, R., Oliveira Junior, A. P.; Fontana, E. A. (2015). A leitura e a escrita em livro paradidático no ensino de estatística para o ensino fundamental. Anais do III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos (pp,1-12). Uberaba, MG: Universidade de Uberaba. Recuperado em 20 de julho de 2020, de https://www.uniube.br/eventos/epeduc/2015/completos/17.pdf.

Costa, R., Oliveira Junior, A. P. y Fontana, E. A. (2015). A leitura e a escrita em livro paradidático no ensino de estatística para o ensino fundamental. Anais do III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos (pp 1-12). Uberaba, MG: Universidade de Uberaba. Recuperado em 20 de julho de 2020, de https://www.uniube.br/eventos/epeduc/2015/completos/17.pdf

Coutinho, C. Q. S., & Campos, C. R. (2019). Metodologia quantitativa e mista. In: G. P. Oliveira (Org.), Pesquisa em Educação Matemática: um olhar sobre a metodologia (pp.83-108). CRV.

Delmas, R. C. (2002). Statistical literacy, reasoning and learning: a commentary. Journal of Statistics Education, 10(3). Retirado em 10/03/2021 de: www.amstat.org/publications/jse/v10n3/chance.html.

Ferreira, M. M. M. G.; Duarte, A. C. S.; Sampaio, J.; Magalhães, D. V.; Ferreira, L. R. F. N. (2019). Conhecimento, habilidades e atitudes (cha) e gestão por competências: um estudo de caso na faculdade da Amazônia. Brazilian Journal of Development, 5 (12), 31950-31965.

Fiorentini, L., & Lorenzato, S. (2006). Investigação em educação matemática. Autores Associados.

Gal, I. (2002). Adults’ statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70 (1), 1-51.

Giroux, H. A. (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica. Trad. Daniel Bueno. Artmed.

Imenes, L. M., Jakubo, J., & Lellis, M. (2011). Para que serve a matemática? Estatística. Atual.

Lozada, A. O. (2019). Elaboração e validação de livro paradidático para o ensino de estatística: o trilhar de uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática – EBRAPEM (pp. 1-12). São Paulo, SP: Cruzeiro do Sul Educacional. Recuperado em 20 de julho de 2020 de http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/paper/viewFile/322/711

Machado, M. B. (2017). Modelagem matemática como ambiente de aprendizagem de Estatística na educação Básica. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul].

MEC. (1996). Lei n. 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação. LDB. Brasília: Ministério da Cultura.

MEC/SEF. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: Ministério da Cultura/Secretaria de Ensino Fundamental

Munakata, K. (1997). Produzindo livros didáticos e paradidáticos. Tese de Doutorado em História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica, SP).

Oliveira Junior, A. P. & Ciabotti, V. (2017). Aspectos da elaboração de livro paradidático para o ensino de probabilidade nos anos finais do ensino fundamental. Revista Thema, 14 (4), 82-99.

Oliveira Junior, A. P. & Ciabotti, V. (2018). Discussão sobre o processo de elaboração de um livro paradidático para o ensino de probabilidade à luz da teoria do antropológico didático. REnCiMa, 9(2), 52-71.

Oliveira Junior, A. P., Costa, R., Delalíbera, B. C. S., Alves, L. A., Silva, G. R., Oliveira, L. S & Fontana, E. A. (2015). Livro paradidático no ensino de estatística no Ensino Fundamental. Anais do XIV CIAEM-IACME (pp. 1-12). Chiapas, México. Recuperado em 20 de julho de 2020, de http://xiv.ciaem-redumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/169/109.

Perin, A. P. (2019). Educação Estatística Crítica: um estudo das práticas discentes em um curso de tecnologia. Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista).

Perin, A. P., & Campos, C. R. (2020). Reflexiones sobre la importancia de la modelación matemática como estrategia inductora de competencias estadísticas. Revista Paradigma. 41(2), 331-355.

Santos, L. R. S. (2019). Elaboração de livro paradidático para o ensino de Estatística: o trilhar de uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. São Paulo: UNICSUL, p. 1-12.

Skovsmose, O. (2014). Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 3ª ed. Papirus.

Smith, J. E. (2013). A probabilidade estatística do amor à primeira vista. Record.

Souza, J. P. (2013). Uma introdução dos livros paradidáticos no ensino de Matemática. VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas/RS: ULBRA, p. 1-13.

Takahashi, S. (2010). Guia Mangá de Estatística. Ohmsha.

Wild, C., & Pfannkuch, M. (1999) Statistical thinking in empirical enquiry. Internacional Statistics Review, 67 (4), 223-265.

Yasuda, A. M. B. G., & Teixeira, M. J. C. (1995). A circulação do paradidático no cotidiano escolar. In: H. Brandão & G. Micheletti, Aprender a ensinar com livros didáticos e paradidáticos (pp. 167-195). São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

2021-07-04

Como Citar

CAMPOS, C. R.; PERIN, A. P. Livro paradidático: um estudo voltado para o ensino/aprendizagem de Estatística na escola básica&lt;br&gt;Libro paradidactico: un estudio centrado en la enseñanza/aprendizaje de estadísticas en la escuela primaria. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 140–170, 2021. DOI: 10.23925/983-3156.2021v23i4p140-170. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/53638. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro