Conhecimentos didático-matemáticos de licenciandos e professores de matemática para abordagem da curva normal<br>Conocimiento didáctico-matemático de estudiantes de licenciatura y profesores de matemáticas para abordaje de la curva normal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p273-302

Palavras-chave:

Estatística, Probabilidade, Curva Normal, Conhecimentos e Competências Didático-Matemáticos, Formação de Professores.

Resumo

No presente texto, são discutidos os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar os conhecimentos didático-matemáticos de licenciandos em Matemática e professores de Matemática do Ensino Médio para abordagem articulada entre a Estatística e a Probabilidade por meio da Curva Normal. Esse estudo tem como aporte o modelo teórico de Conhecimentos e Competências Didático-Matemáticos do professor – CCDM, desenvolvido no âmbito do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática – EOS. Em termos metodológicos, essa pesquisa possui abordagem qualitativa, seu universo de participantes foi composto por 14 professores de Matemática do Ensino Médio da rede pública do estado de Pernambuco, localizado na região nordeste do Brasil e 10 licenciandos em Matemática de uma universidade pública do mesmo estado. Esse grupo participou de uma oficina que contemplou a vivência de três atividades e uma sistematização teórica sobre o tema. Os resultados apontam que, inicialmente, os participantes apresentaram inconsistências nos conhecimentos didático-matemáticos sobre a temática. No entanto, com o desenvolvimento do estudo, conseguiram avançar na construção, ressignificação e ampliação de seus conhecimentos didático-matemáticos sobre a articulação entre a Estatística e a Probabilidade por meio da Curva Normal. Concluímos que é pertinente o investimento nas formações acadêmicas e em formações continuadas de investigações que possibilitem a apropriação e ampliação de conhecimentos didático-matemáticos de licenciandos e professores de Matemática sobre tópicos da Estatística e da Probabilidade.

 

In the current text, we discuss the results of a research that aimed to investigate the didactic-mathematical knowledge of mathematics undergraduates and high school mathematics teachers for the articulated approach between statistics and probability through the normal curve. This study is supported by the theoretical model of didactic-mathematical knowledge and competencies of teachers (DMK), developed in the context of the onto-semiotic approach to mathematical knowledge and instruction - OSA. In methodological terms, this research takes a qualitative approach, and its universe of participants was composed by 14 public high school mathematics teachers from the state of Pernambuco, in the Northeast region of Brazil, and ten undergraduate mathematics students from a public university in the same state. This group had participated of a workshop that involved the experience of three activities and a theoretical systematisation about the subject. The results showed that, at first, the participants had inconsistencies in their didactic-mathematical knowledge about the subject. However, with the development of this study, they were able to advance in the construction, redefinition, and expansion of their didactic-mathematical knowledge of the articulation between statistics and probability through the normal curve. We have concluded that it is pertinent to invest in academic qualification and continuing education that make possible the appropriation and expansion of didactic-mathematical knowledge of prospective teachers and mathematics teachers on topics of statistics and probability.

 

En el presente texto se discuten los resultados de una investigación que tiene como objetivo indagar en los conocimientos didáctico-matemáticos de los estudiantes de licenciatura en matemáticas y profesores de matemáticas de secundaria para un abordaje articulado entre estadística y probabilidad a través de la curva normal. Este estudio se basa en el modelo teórico de conocimientos y competencias didáctico-matemáticas del docente - CCDM, desarrollado en el ámbito del enfoque ontosemiótico del conocimiento y la instrucción matemática - EOS. En términos metodológicos, esta investigación tiene un enfoque cualitativo, su universo de participantes estuvo compuesto por 14 profesores de matemáticas de secundaria de la red pública del estado de Pernambuco, ubicado en la región noreste de Brasil y 10 estudiantes de licenciatura en matemáticas de una universidad pública de Brasil el mismo estado. Este grupo participó de un taller que contempló la experiencia de tres actividades y una sistematización teórica sobre el tema. Los resultados muestran que, inicialmente, los participantes presentaron inconsistencias en el conocimiento didáctico-matemático sobre el tema. Sin embargo, con el desarrollo del estudio lograron avanzar en la construcción, reencuadre y ampliación de sus conocimientos didáctico-matemáticos sobre la articulación entre estadística y probabilidad a través de la curva normal. Concluimos que es pertinente o inversión en educación académica y continua que posibilite la apropiación y ampliación de los conocimientos didáctico-matemáticos de estudiantes de la licenciatura en matemáticas y docentes de secundaria en matemáticas en las temáticas de estadística y probabilidad.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Azevedo, P. (2016). Introdução à Estatística, 3º Edição, Editora Edufrn, Natal, Brasil.

Bardin, L.(2011). Análise de Conteúdo. 1º Edição, Editora Almedina; São Paulo.

Batanero, C., Tauber, L. & Sánchez, V. (2004). Students’ reasoning about the normal distribution. In D, Ben-Zvi & J, Garfield (Eds), The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking (p. 257–276). doi: https://doi.org/10.1007/1-4020-2278-6

Batanero, C., & Díaz, C. (2012). Training school teachers to teach probability: reflections and challenges. Chilean Journal of Statistics, Granada, 3(1), p. 3-13. http://chjs.mat.utfsm.cl/volumes/03/01/Batanero_Diaz(2012).pdf

Bayer, A., Echeveste, S., Bittencourt, H. & Rocha, J. (2005). Preparação do formando em Matemática-licenciatura plena para lecionar Estatística no Ensino Fundamental e Médio. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Abrapec. http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/3/doc/p508.doc

Brasil. (2018). Base Nacional Curricular Comum, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação. Brasília, Brasil.

Carvalho, J. I. F., & Pietropaolo, R. C. (2018). Trajetórias didáticas em uma experiência formativa sobre probabilidade com professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. Anais do VII SIPEM. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/591/281

Carvalho, J. I. F. (2017). Um estudo sobre os conhecimentos didáticos-matemáticos de probabilidade com professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. [Tese de doutorado em Educação Matemática, faculdade Anhanguera de São Paulo.]

Cazorla, I., Magina, S., Gitirana, V. & Guimarães, G. (2017). Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental, (Ed. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM). Brasília. Recuperado de http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf

Gal, I. (2002). Adult’s Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities – Appeared, In Internacional Statistical Review, 70 (1), (p. 1-33.) doi: https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.2002.tb00336.x

Gal, I. (2005). “Towards probability literacy” for all citizens: building blocks and instructional dilemas. In Jones, G. (Ed.) Exploring Probability in Schools: Challenges for Teaching and Learning (p. 39-63). New York, NY: Springer doi: 10.1007/0-387-24530-8_3

Godino, J. D. (2012). Origen y aportaciones de la perspectiva ontosemiótica de investigación en didáctica de la matemática. In Estepa, A., Contreras, A., Deulofeu, J., Penalva, M. C. F., García J. & García, O. L., XVI Investigación en Educación Matemática XVI- SEIEM (p. 49 - 68). http://www.ugr.es/~jgodino/eos/origen_EOS_Baeza_2012.pdf

Godino, J D., Batanero, C., Font, V. & Giacomone, B. (2016). Articulando conocimientos y competencias del profesor de matemáticas: el modelo CCDM. In Fernández, C., González, J. L., Ruiz, F. J., Fernández T. & Berciano, A. (Ed.) XX Investigación en Educación Matemática - SEIEM. (p. 288-297). https://www.researchgate.net/publication/309457869_Articulando_conocimientos_y_competencias_del_profesor_de_matematicas_el_modelo_CCDM

Gonçalves, P. (2014). Uma abordagem da distribuição normal através da resolução de uma situação problema com a utilização do software geogebra. [Dissertação de Mestrado profissional em Matemática, Universidade Federal de Goiás.]

http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4760

González, Y. K. Ojeda, A. M. & Palacios, J. L. (2018). Comprensión de Profesores de la Distribución Normal. In Acta Latinonamerica de Matemática Educativa, 31 (2), (p. 1764-1772) Ciudad de México.

Lima, O. A. (2019). Distribuição Normal: Uma introdução voltada ao Ensino Médio por simulações via planilha eletrônica e exercícios interativos. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.]

Lopes, C. E. (2013). Educação Estatística no Curso de Licenciatura em Matemática.- Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 47, (p. 901-915) https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103636X2013000400010&script=sci_abstract&tlng=pt.

Macedo, R. C. (2016). Conhecimentos de professores de matemática sobre o processo de ensino e de aprendizagem de noções estatísticas-curva normal. [Dissertação Mestrado em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo.] https://repositorio.pgsskroton.com/handle/123456789/21816

Magalhaes, M. N. & Lima, A. C. P. (2004). Noções de Probabilidade e Estatística. (6º edição). Editora da Universidade de São Paulo.

Magalhães, M. (2015).Desafios do ensino de Estatística na Licenciatura em Matemática. In: Samá, S.; Porciúncula, M. (Orgs.). Educação Estatística: Ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. (p. 41-54)

Oliveira, M. M. (2011). Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. 5º Edição, Editora Elsevier. Rio de Janeiro.

Pernambuco. (2013). Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, Secretaria Estadual de Educação, Pernambuco.

Pietropaolo, R. C.; Silva, A. F. G.. Amorim, M. E. (2019). Conhecimentos De Professores De Matemática Para O Ensino De Noções Relativas À Estatística Na Educação Básica. REVEMAT, 14 (1), p.1-20. https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62757

Pino-Fan, L. & Godino, J. D. (2015). Perspectiva ampliada Del conocimiento didáctico-matemático Del profesor. Paradigma, 36 (1), p.87-109. http://docente.ulagos.cl/luispino/wp-content/uploads/2015/07/2662-6235-1-PB.pdf

Tauber, L. (2001) La Construcción del Significado de La Distribución Normal a partir de Actividades de Análisis de Datos. [Tese de Doutorado, Universidad de Servilla.] https://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/Tesisliliana.pdf

Valdez monroy, J. C. & salinas herrera, J. (2019). Análisis de las respuestas de estudiantes de bachillerato a problemas sobre la distribución normal. In J. M. Contreras, M. M. Gea, M. M. López- Martín y E. Molina-Portillo (Eds.), Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. https://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/55208/valdez.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Downloads

Publicado

2021-07-04

Edição

Seção

Finalizada - Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro