A aula de matemática e os desafios da inclusão

o ensino de variáveis estatísticas e distribuição de frequências para um estudante cego

Autores

  • Vanessa Lays Oliveira dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Marcus Bessa de Menezes Universidade Estadual da Paraíba
  • Eduardo Onofre Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p413-435

Palavras-chave:

Aluno cego, Distância entre saberes, Transposição didática interna

Resumo

A Transposição Didática é o fenômeno que descreve a trajetória percorrida por um saber, desde sua criação científica, até se transformar em objeto de ensino nas escolas. O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado do primeiro autor. O objetivo principal do presente artigo foi analisar os objetos matemáticos ensinados para um estudante cego, matriculado em uma sala de aula regular. Assim, buscamos evidências da Transposição Didática Interna (TDI) durante o ensino dos conceitos de variáveis estatísticas e distribuição de frequências, em uma sala de aula do 9º ano, com a inclusão de um estudante cego.  Participaram desta pesquisa, o professor da turma, com licenciatura em Matemática, o estudante cego e os estudantes videntes.  Constatamos que existe, lacunas no saber matemático ensinado para o aluno cego que acarretam dificuldades em sua aprendizagem, em relação aos objetos matemáticos ensinados para os alunos videntes. As formações dos professores de matemática precisam discutir os procedimentos pedagógicos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem com estudantes cegos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Lays Oliveira dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Mestra em Educação Matemática

Marcus Bessa de Menezes, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Educação

Eduardo Onofre, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Sociologia

Referências

Araujo, A. J. de. (2009). O ensino de álgebra no Brasil e na França: estudo sobre o ensino de equações do 1º grau à luz da teoria antropológica do didático. [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Federal de Pernambuco].

Bosch, M., & Chevallard, Y. (1999). A sensibilidade da atividade matemática aos ostensivos. Objeto de estudo e problemática. Pesquisa em Didática da Matemática , 19 (1), 77–124. https://revue-rdm.com/1999/la-sensibilite-de-l-activite/ Acessado em 10 de junho de 2023.

Bogdan, R., & Biklen, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria J. Alvarez, Sara B. Santos e Telmo M. Baptista. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994.

Borges et al. (2022). Processo de inclusão escolar de uma aluna cega em aulas de Matemática Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54260 Acessado em 28 de julho de 2023.

Brousseau, Guy. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. In: Recherches en Didactique des mathématiques. Vol. 7, n° 2, p. 33-115. Grenoble.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal. disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

Chevallard, Y. (1991) La transposition didactique. Grenoble, La pensée Sauvage.

Conferência Mundial sobre necessidades educativas especiais. (1994). Declaração de Salamanca. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf Acessado em 14 de maio de 2023.

Fernandes, S. H. A. A. & Healy, L. (2010) A Inclusão de Alunos Cegos nas Salas de Aulas de Matemática: Explorando área, Perímetro e Volume Através do Tato. Bolema. v.23, nº 37, p.1111-1135. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4306

Kaspary, D. & Bittar, M. (2013). Ostensivos como instrumento no estudo das operações de adição e de subtração dos números naturais. Anais do VII CIBEM (pp. 1424-1434). http://funes.uniandes.edu.co/19206/1/Kaspary2013Ostensivos.pdf

Menezes, A. P. A. B. (2006). Contrato didático e transposição didática: Inter relações entre fenômenos didáticos, na iniciação à álgebra na 6ª série do ensino fundamental. [Tese de doutorado em Educação Matemática, Universidade Federal de Pernambuco].

Mendes, E. G. A. (2006). radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação.v.11, n.º33, p.387-405 https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KgF8xDrQfyy5GwyLzGhJ67m/

Menezes, M. B. de. & Santos, W.F. dos. (2018). As modificações no saber efetivamente ensinado em uma sala inclusiva para alunos surdos: o caso do conjunto dos números naturais. In: Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática (UFMS). V. 11. nº 27. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7217

Mello, H. de. & Machado, S. (2017). A formação histórica da educação para cegos no Brasil: uma análise contextualizada das leis do Império à República – 1º Seminário Luso Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e aprendizagem em discussão (p. 26-40). https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/i-seminario-luso-brasileiro-de-educacao-inclusiva/assets/artigos/eixo-1/completo-2.pdf

Menezes, M. B. de. (2020). Praxeologia do professor e do aluno: uma análise das diferenças no ensino de equações do segundo grau. [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Federal de Pernambuco].

Ministério Público do trabalho. (2016). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Procuradoria Regional do Trabalho. 60 p.

Ministério da Educação. (2001). Diretrizes nacionais para educação especial na educação básica. Secretária de Educação Especial. MEC, SEESP.79 p.

Santos, V. L. O. dos. (2020). Análise sobre o fenômeno da transposição didática interna no ensino de estatística: um estudo com a inclusão de um aluno cego em uma sala de aula regular. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba].

Santos, V. L. O. dos. & Menezes, M. B. de. (2020). Soroban: ferramenta didática para alunos cegos no ensino de matemática. [Produto Educacional do Mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba]. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3922

Silva, L. M. S. (2010). As histórias em quadrinhos adaptadas como recurso para ensino da matemática para alunos cegos e videntes. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista].

Silva, L. M. S. (2015). Do improviso às possibilidades de ensino: estudo de caso de uma professora de matemática no contexto da inclusão de estudantes cegos. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas]

Souza, N. T. (2014). Conversando sobre razão e proporção: uma interação entre deficientes visuais, videntes e uma ferramenta falante. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade de Anhanguera de são Paulo].

Vygotski, L. (1997). Obras escogidas – V: Fundamentos da defectología. Tradução: Blank, J, G. Madrid. Visor.

Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar