Processo de inclusão escolar de uma aluna cega em aulas de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p388-417

Palavras-chave:

Inclusão escolar, deficiente visual, ensino de Matemática

Resumo

O estudo objetiva compreender o processo de inclusão de uma aluna com deficiência visual em aulas de Matemática, em uma instituição da Educação Básica pública do estado do Paraná. A abordagem metodológica adotada é a pesquisa exploratória, com análise qualitativa de conteúdo, a partir de Bardin (2011).  Os encaminhamentos para as análises foram apoiados na teoria Histórico-Cultural de Vigotski e na teoria de assimilação por etapas de Galperin. A coleta de registro de dados foi realizada por meio de observações sistemáticas na turma em que a aluna se encontrava matriculada, junto com entrevistas semiestruturadas com o diretor do estabelecimento, a professora de Matemática e a aluna participante. Os resultados foram sistematizados em duas categorias: a) processos metodológicos e recursos didáticos utilizados no ensino de Matemática para a aluna com deficiência visual; b) processo de inclusão no ambiente escolar. Verificou-se que a instituição escolar investigada busca oferecer uma educação inclusiva, entretanto, muitos desafios e barreiras se fazem presentes na efetivação da inclusão da aluna, em específico, tais como: a superlotação da turma, a falta de formação dos professores para realizar o ensino inclusivo, a carência de materiais adaptados, a ausência de piso tátil na escola, além de outras formas de acessibilidade estrutural.

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Biografia do Autor

Fabio Borges, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor de Matemática da Educação Básica. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Participante do grupo de pesquisa o Ensino e a Inclusão da Pessoa com deficiência.

Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UniGuairacá, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava

Licenciada em Matemática. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, UniGuairacá; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava, Paraná.

Sani De Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Matemática. Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, mestrado e doutorado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

BORGES, F.; MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SILVA, S. D. C. R. da; SHIMAZAKI, E. M. . Processo de inclusão escolar de uma aluna cega em aulas de Matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 388–417, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p388-417. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54260. Acesso em: 19 nov. 2024.