Tarefa fundamental em um percurso de estudo e pesquisa: um caso de estudo para o ensino da Geometria Analítica <br> The problem about disarticulation of tasks in teaching analytical geometry and the concept of basic task

Authors

  • ROBERTO CARLOS DANTAS ANDRADE Escola Tenente Rêgo Barros
  • RENATO BORGES GUERRA Universidade Federal do Pará - UFPA

Keywords:

Comunidade de Estudos. Tarefa Fundamental. Geometria Analítica.

Abstract

Resumo

Esta pesquisa trata da noção de tarefas fundamentais para o enfrentamento do fenômeno da desarticulação no estudo da geometria analítica no Ensino Básico. Essa noção é subsidiada pela articulação de tarefas para justificar outras tarefas a partir da Teoria Antropológica do Didático. E mostra, por meio de um percurso de estudo e de pesquisa, como uma questão forte para a instalação e manutenção de uma comunidade de estudo de professores para a construção de uma compreensão organizacional do ensino de geometria analítica e, não menos importante, com claras implicações para formação docente.

Palavras-chave: Comunidade de Estudos. Tarefa Fundamental. Geometria Analítica.


Abstract

This research deals with the notion of basic tasks to face the phenomenon of the disarticulation in the study of analytic geometry in Basic Education. This notion is subsidized by the articulation of tasks to justify other tasks from the Anthropological Theory of Teaching. This notion, through a course of study and research, it shows as a strong issue for the installation and maintenance of  teachers study community to build an organizational understanding of teaching analytic geometry and, not least, with clear implications for teacher education training.

Key words: Studies Community; Basic task; Analytic Geometry

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Published

2014-12-20

How to Cite

ANDRADE, R. C. D.; GUERRA, R. B. Tarefa fundamental em um percurso de estudo e pesquisa: um caso de estudo para o ensino da Geometria Analítica &lt;br&gt; The problem about disarticulation of tasks in teaching analytical geometry and the concept of basic task. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1201–1226, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22019. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

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Artigos