Modelo Praxeológico Institucional: o caso da álgebra linear
Institutional Praxeological Model: the case of linear algebra

Fernando Cardoso de Matos, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Viana Nunes, Renato Borges Guerra

Resumo


Esta pesquisa apresenta como objetivo instituir um Modelo Epistemológico de Referência sobre objetos da Álgebra Linear. A pesquisa esta voltada para o ensino médio com impacto direto na formação de professores, tornando-se um modelo epistemológico alternativo a partir do objeto sistemas lineares. Para alcançar tal objetivo lançamos mão do quadro teórico-metodológico da Teoria Antropológica do Didático e instituímos um Percurso de Estudo e Pesquisa, com alunos do curso de graduação em Matemática de uma instituição superior de Belém do Pará. A partir do estudo concluímos que o Modelo proposto se configurou como um Modelo Epistemológico de Referência para o ensino de Álgebra Linear no curso de Licenciatura em Matemática na referida Instituição.

This article aims to expose aspects of the constitution of a praxological reference model for the teaching of linear algebra. A research focused on higher education with direct impact on teacher education, becoming an alternative praxeological model from the study of objects of linear systems. To reach the initial objective launched in the theoretical-methodological framework of the Anthropological Theory of Didactics and Institutions, a Course of Study and Research, with undergraduate students in Mathematics from a public higher education institution. From the study concluded that the proposed model configured as a Practical Reference Model for Teaching Linear Algebra in the Mathematics Degree course in the institution.


Palavras-chave


Teoria Antropológica do Didático; Percurso de Estudo e Pesquisa; Álgebra Linear

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p462-489

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