Pesquisas comparativas sobre organização e desenvolvimento curricular na área de Educação Matemática, em países da América Latina <br> Comparative research on the organization and curriculum development in the field of mathematics education
Palabras clave:
Currículos de Matemática, EstudosComparativos. Brasil. Chile. Paraguai. ArgentinaResumen
Resumo
O presente artigo tem comoobjetivos apresentar algumas reflexões sobre um projeto de pesquisascomparativas de currículos prescritos em alguns países da América Latina.Baseia-se em resultados obtidos em pesquisas, que realizaram estudoscomparativos entre Brasil-Chile, Brasil-Paraguai e Brasil-Argentina,respectivamente. Iniciamos o texto com uma breve apresentação das motivações edos objetivos do projeto, da trajetória percorrida pelos pesquisadores edescrevendo as primeiras aproximações do grupo com as concepções referentes aestudos comparativos. Na sequência, organizamos algumas reflexões sobreresultados desses estudos comparativos, buscando identificar semelhanças ediferenças e identificando as principais influências da Educação Matemática naformulação de propostas curriculares nesses países, no momento históricorecente. Os três estudos diagnosticaram a grande ênfase conferido à Resoluçãode Problemas e ao uso das Tecnologias. Prevalece a perspectiva construtivista deaprendizagem. São observadas marcas de estudos relacionados à teorizações comocontrato didático, obstáculos, campos conceituais, entre outros. A seleção eorganização de conteúdos é bastante similar nos três países, variando o nívelde detalhamento apresentado nos documentos.
Abstract
This paper aims to present some reflections on acomparative research project curriculum prescribed in some Latin Americancountries. It is based on results obtained in research who conductedcomparative studies between Brazil-Chile, Brazil-Paraguay, Brazil-Argentina,respectively. We begin with a brief presentation of project motivations andgoals, the path traveled by researchers and describing the first contact groupwith the concepts related to comparative studies. In response, we organizedsome thoughts on comparative results of these studies in order to identifysimilarities and differences and identifying the main influences of MathematicsEducation in the formulation of curriculum proposals in these countries inrecent historic moment. The three studies diagnosed the greater emphasis givento the Troubleshooting and use of technologies. The prevailing constructivist perspectiveof learning. Observed are trademarks of studies related theories as didacticcontract, obstacles, conceptual camps, among others. The selection andorganization of content is very similar in all three countries, varying thelevel of detail presented in the documents.
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