Licenciandos em matemática na regência de aula: análise de saberes docentes a partir da avaliação de professores tutores

Autores/as

  • Marcelo Carlos de Proença UNESP-Bauru

Palabras clave:

Saberes Docentes, Estágio Curricular Supevisionado

Resumen

A partir da avaliação de professores tutores sobre a regência de aula de licenciandos em matemática, buscou-se investigar os saberes docentes que foram mobilizados por esses licenciandos que se configuraram como ponto positivo no ensino e os saberes docentes que ainda precisam ser desenvolvidos. Trata-se de uma pesquisa documental que analisou a mobilização de saberes docentes de quatro estagiários na regência de aula. Os resultados mostraram que a mobilização de saberes pedagógicos esteve ligada ao que foi proposto nos planos de aula. Um fato esperado foram as dificuldades quanto a mobilização de saberes experienciais, situação identificada na avaliação sobre três licenciandos. Palavras-chave: Licenciatura em Matemática; Estágio Curricular Supervisionado; Saberes Docentes

Biografía del autor/a

Marcelo Carlos de Proença, UNESP-Bauru

Licenciado em matemática e mestre e doutorando pelo PPG em Educação para a Ciência, UNESP-FC, campus de Bauru.

Publicado

2012-04-30

Cómo citar

Proença, M. C. de. (2012). Licenciandos em matemática na regência de aula: análise de saberes docentes a partir da avaliação de professores tutores. Educação Matemática Pesquisa, 14(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5911

Número

Sección

Artigos