O ensino de matemática por meio da resolução de problemas: metanálise de propostas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental<br>Mathematics teaching through problem solving: meta-analysis of proposals in the 6th and 7th years of elementary school

Autores

  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p496-517

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino Fundamental, Metanálise.

Resumo

O objetivo neste artigo foi o de analisar propostas de ensino de Matemática que tiveram como foco o trabalho por meio da resolução de problemas, sobretudo, no uso do problema como ponto de partida. Realizamos uma metanálise em quatro dissertações de mestrado, referentes aos anos finais do Ensino fundamental. Os resultados mostraram que duas pesquisas desenvolveram propostas de ensino em que a abordagem foi o uso de problemas como aplicação de conteúdos. As outras duas seguiram, no início, uma abordagem em que o problema foi o ponto de partida e, na outra parte, como aplicação dos conteúdos. Concluímos que, de forma geral, nas propostas de ensino, os problemas foram utilizados como exercícios e que o termo “problema” acabou designando, de forma inadequada, atividades de formação conceitual.


The objective of this article was to analyze mathematical teaching proposals that focused on work through problem solving, mainly using the problem as a starting point. The methodology corresponded to the bibliographic research modality in which we obtained four master's dissertations, referring to the 6th and 7th years of elementary school. From the assumptions of the meta-analysis, the results showed that two researches developed teaching proposals in which the approach was the use of problems such as application of contents. The other two followed, in the beginning, an approach where the problem was the starting point and, in the other part, as an application of the contents. We conclude that, in general, in the teaching proposals, the problems were used as exercises and that the term problem ended up designating, in an inadequate way, conceptual training activities.


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, UEM-PR, campus sede em Maringá. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM. Atuo nas seguintes temáticas: formação de professores que ensinam Matemática, resolução de problemas, formação de conceitos geométricos.

Referências

BICUDO, M. A. V. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. Revemat, Florianópolis (SC), v. 9, Ed. Temática, p. 07-20, junho, 2014.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática, 3º e 4º Ciclos. Brasília: SEF/MEC, 1998.

______. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática, 1º e 2º Ciclos. Brasília: SEF/MEC, 1997.

BRITO, M. R. F. Alguns aspectos teóricos e conceituais da solução de problemas matemáticos. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Solução de problemas e a matemática escolar. Campinas, Alínea, 2006, p. 13-53.

CARLINI, A. L. Procedimentos de ensino: escolher e decidir. In: SCARPATO, M. (Org.). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004, p.25-81.

ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998, 177p., p. 13-42.

ECHEVERRÍA, M. P. P. A solução de problemas em matemática. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 43-65.

FI, C. D.; DEGNER, K. M. Teaching through problem solving. Mathematics Teacher, v.105, n. 6, february, p. 455-459, 2012.

PEREIRA. L. D. C. Ensino e aprendizagem das operações com números decimais através da resolução de problemas no Ensino Fundamental. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2011.

POFFO, E. M. Vivenciando a matemática por meio da resolução de problemas: um caminho para o ensino de matemática. 2011. 111f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2011.

POLESE, F. O. Análise de uma proposta construtivista de ensino de frações por meio da resolução de problemas. 2011. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

PROENÇA, M. C. O ensino de frações via resolução de problemas na formação de futuras professoras de pedagogia. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 52, ago., p.729-755, 2015.

XXXXXXX

REDLING, J. P. A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental. 2011. 166p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru.

SANTANA, G. F. N. Resolução de Problemas: ações pedagógicas de professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2016. 119f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

XXXXXXX

XXXXXXX

SCHOENFELD, A. H. Mathematical problem solving. Orlando: Academic Press, 1985.

SCHROEDER, T. L.; LESTER, F.K., JR. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. O. ( Eds.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989, p. 31-42.

VIEIRA, G. O ensino de simetria no sétimo ano do ensino fundamental via resolução de problemas: uma análise fenomenológica. 2011, 135f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Edição

Seção

Artigos