Habilidades matemáticas: una aproximacion teórica <br> Mathematical skills: a theoretical approach <br> Habilidades matemáticas: uma abordagem teórica
Palavras-chave:
Habilidades matemáticas, habilidades matemáticas generales, enseñanza de habilidades matemáticasResumo
Resumen
Encontramos que la teoría existente sobre el concepto de habilidades matemáticas no resulta del todo apropiada al momento de utilizarla para analizar desempeños de estudiantes. Esto nos llevó a interpelar la teoría y dio lugar a una nueva conceptualización que mejora las anteriores y a su vez permite conocer los avances de los estudiantes en el desarrollo de la habilidad. El concepto que presentamos contempla el control del sujeto sobre su desempeño, entendido éste como un hacer a propósito de una consigna dada, que esa acción sea correcta y que lo lleve a resolver la situación planteada. En este artículo ponemos mayor énfasis en la presentación del desarrollo teórico sobre el concepto de habilidades matemáticas explicando las razones que nos llevaron a realizarlo, establecemos relaciones entre habilidades y heurísticas y dejamos planteadas algunas ideas que podrían dar lugar a futuras investigaciones para favorecer su enseñanza. El enfoque metodológico del trabajo es cualitativo.
Abstract
We found that existing theory about mathematical skills is not appropriated when using it to analyze students´ performance. This fact suggested us to discuss such theories and to propose a new conceptualization of the term ´mathematical skills´. The latter improves the existing ones and allows to know how students evolve in their skills. The new conceptualization includes students´ control about his own performance in addition to the requirement of getting a correct answer in a right way. This article focuses in the theoretical approach to the concept, explaining the reasons that guide our work, and we establish relations between skills and heuristics. Finally, we propose considerations that could be the beginning of future research work to improve its adquisition. The methodology used is qualitative.
Resumo
Descobrimos que a teoria existente sobre o conceito de habilidades matemáticas não inteiramente apropriado quando você o usar para analisar o desempenho do aluno. Isso nos levou a interpelar a teoria e levou a um novo conceito que melhora o exposto, e por sua vez permite o progresso dos alunos no desenvolvimento de habilidade. O conceito aqui apresentado inclui o controle sobre o assunto em seu desempenho, entendida como um fazer sobre um determinado slogan, que a ação é correta e levá-lo para resolver a situação em questão. Neste artigo vamos colocar maior ênfase na apresentação do desenvolvimento teórico do conceito de habilidades matemáticas que explicam as razões que nos levaram a fazer isso, estabelecemos relações entre as competências e heurísticas e nós levantamos algumas ideias que poderiam levar a pesquisas futuras para continuar a sua educação. A abordagem metodológica é trabalho qualitativo.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).