A máscara do erotismo na "Ode Marítima": êxtase e geometria

Autores

  • Aline Carla Dalmutt Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Maria Natália Ferreira Gomes Thimóteo Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Palavras-chave:

Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Sensacionismo, Erotismo

Resumo

O presente trabalho pretende fazer uma leitura da “Ode Marítima” de Fernando Pessoa, assinada por Álvaro de Campos, o Engenheiro Sensacionista. A essência deste heterônimo está em olhar para o mundo e o homem sob um ângulo dialético, numa plataforma onde tudo se cruza, se completa e se anula, sob um olhar que é “uma perversão sexual”. Nesta ode, o olhar “sente tudo de todas as maneiras”, e isto implica em trabalhar as sensações em todos os seus desdobramentos, salientando-se aqui o erotismo mascarado no discurso multiplicador de sensações sadomasoquistas, numa narrativa infrutífera de fugir à angústia metafísica e da “vida sentada, regrada e revista”. A euforia/disforia do Campos das “Odes” é fictícia, mais uma máscara, “pura miragem”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Carla Dalmutt, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá- UEM. Área de concentração: Literatura e Historicidade.

Maria Natália Ferreira Gomes Thimóteo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professora Associada na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no campus Santa Cruz, em Guarapuava, Paraná, Brasil. Fez seu mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (1994) e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999). Fez pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade dos Açores, campus de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, com a elaboração do trabalho "As Flechas e a Esfinge" - "uma vaga nota" sobre a Poesia Açoriana Contemporânea" produzido sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Manuel Bettencourt Machado Pires. Faz parte do Programa de Pós Graduação em Letras da UEM - Universidade Estadual de Maringá - (PR), como Professora Colaboradora, na área de concentração Estudos Literários, linha de pesquisa Literatura e Historicidade. Atua como docente na área de Letras, com ênfase em Literatura , Poesia e Cultura Portuguesas, desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: poesia, literatura, estética comparada, ensino de literatura. É líder do Grupo de Pesquisa "Literatura e suas interfaces", contemplando as linhas de pesquisa : Literatura e sua interconexões entre as artes e outras formas de conhecimento; e Relações de Gênero: intersecções multiculturais.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Dalmutt, A. C., & Thimóteo, M. N. F. G. (2013). A máscara do erotismo na "Ode Marítima": êxtase e geometria. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (11), 256–271. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/16301

Edição

Seção

Ensaios Literários