Vidas Secas: do romance ao filme

Autores

  • Elisabete Alfeld Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Narratividade, Semiose, Fronteira, Dialogismo, Intertextualidade

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre o procedimento da adaptação cinematográfica, aspecto que pretendo abordar recorrendo ao conceito de fronteira formulado por Yuri Lotman. Para situar o estudo, parto da análise comparada entre o romance e o filme Vidas Secas, sob a perspectiva do diálogo intertextual com a intenção de discutir a semiose da narratividade como elemento de fronteira dos procedimentos narrativos da literatura e do cinema.

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Biografia do Autor

Elisabete Alfeld, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Comunicação e Semiótica. Docente do Curso de Comunicação e Multimeios e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária. PUCSP.

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

Alfeld, E. (2013). Vidas Secas: do romance ao filme. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (11), 50–69. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/17195

Edição

Seção

Artigos