Entrevista com Ignácio de Loyola Brandão

Revista FronteiraZ

Resumo


Ignácio de Loyola Brandão é escritor de ampla notoriedade. Nascido em Araraquara, interior de São Paulo, tem sua primeira publicação em um jornal local, uma crítica do filme Rodolfo Valentino. Em seguida, passa a escrever reportagens, entrevistas e críticas de cinema. Em 1953, participa das filmagens de Aurora de uma cidade, documentário dirigido por Wallace Leal. Em 1956, muda-se para São Paulo para trabalhar no jornal Última Hora. Em 1961, participa como figurante de O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte. Lança seu primeiro livro de contos: Depois do sol. Bebel que a cidade comeu é seu primeiro romance, lançado em 1968.

O romance Zero é lançado em 1975. Apesar do sucesso e da premiação, o livro é censurado. Em seguida, lança Dentes ao sol e Cadeiras proibidas e Cães danados, este dirigido ao público infanto-juvenil. Também escreve o livro-reportagem Cuba de Fidel: viagem à ilha proibida, em 1978. O cultuado Não verás país nenhum é publicado em 1981.

Em 1982, mora em Berlim e, no ano seguinte, lança o livro de contos Cabeças de segunda-feira. Em 1984, publica O verde violentou o muro, em que narra os dias na Alemanha. O beijo não vem da boca surge em 1985, sendo premiado pela Academia Brasileira de Letras e pela Associação Paulista de Arte. Em 1987, publica O ganhador e O homem do furo na mão. Em 1988, publica A rua de nomes no ar e O homem que espalhou o deserto.

Volta ao jornalismo em 1990 como diretor de redação da revista Vogue e, a partir de 1993, começa a escrever crônicas para o Estadão. Em 1995, publica simultaneamente O anjo do adeus, Strip-tease de Gilda e O menino que não teve medo do medo. Em 1997 lança Veia bailarina. No ano seguinte, Sonhando com o demônio, livro de crônica. Recebe o Prêmio Jabuti, em 2000, por O homem que odiava a segunda-feira e, em 2008, pelo romance O menino que vendia palavras.

 

Vídeos:
Gravação:
TV-PUC
Edição: Ana Paula Rodrigues da Silva, Thiago Fonseca (TV-PUC)


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 FronteiraZ : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

FronteiraZ está indexada em:

Apoio: