Para além da palavra: multissemiose e hibridismo na urdidura do ciberpoema

Autores

  • Anair Valênia Martins Dias Universidade Federal de Goiás
  • Fábio Tibúrcio

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p253-271

Palavras-chave:

Ciberpoema, Multissemioses, Hibridização

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal discutir o gênero discursivo multissemiótico ciberpoema. Para tanto, propõe-se um percurso histórico para o entendimento da migração da poesia visual para o espaço virtual. Observa-se o abandono de alguns elementos estruturais da poesia canônica em detrimento de uma poesia (re)configurada num processo virtual e multissemiótico, no qual a materialidade plástica do texto vai além da palavra escrita e seu conteúdo semântico. São analisados três ciberpoemas de Augusto de Campos – Criptocardiograma, Semsaída e ininstante, bem como o ciberpoema Poemas no meio do caminho, de Rui Torres e Worthy Mouths, de Maria Mencia. Depreende-se, então, que o poeta, utilizando-se das tecnologias digitais, arrebanha no espaço virtual a integração simultânea da palavra, do movimento, do som, da imagem, a partir do momento que convoca a intervenção lúdica e inteligente do leitor para a composição e a construção de múltiplos significados a serem extraídos do ciberpoema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anair Valênia Martins Dias, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás - UFG/RC, área de pesquisa Linguística Aplicada, com ênfase em investigações sobre gêneros digitais, tecnologia e ensino de língua.

Fábio Tibúrcio

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - GO, aluno do curso de Letras-Português pela mesma instituição, realiza pesquisas na área de Literatura Contemporânea.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

Martins Dias, A. V., & Tibúrcio, F. (2017). Para além da palavra: multissemiose e hibridismo na urdidura do ciberpoema. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (19), 253–271. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p253-271

Edição

Seção

Ensaios Literários