Para além da palavra: multissemiose e hibridismo na urdidura do ciberpoema

Autores/as

  • Anair Valênia Martins Dias Universidade Federal de Goiás
  • Fábio Tibúrcio

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p253-271

Palabras clave:

Ciberpoema, Multissemioses, Hibridização

Resumen

O presente artigo tem como objetivo principal discutir o gênero discursivo multissemiótico ciberpoema. Para tanto, propõe-se um percurso histórico para o entendimento da migração da poesia visual para o espaço virtual. Observa-se o abandono de alguns elementos estruturais da poesia canônica em detrimento de uma poesia (re)configurada num processo virtual e multissemiótico, no qual a materialidade plástica do texto vai além da palavra escrita e seu conteúdo semântico. São analisados três ciberpoemas de Augusto de Campos – Criptocardiograma, Semsaída e ininstante, bem como o ciberpoema Poemas no meio do caminho, de Rui Torres e Worthy Mouths, de Maria Mencia. Depreende-se, então, que o poeta, utilizando-se das tecnologias digitais, arrebanha no espaço virtual a integração simultânea da palavra, do movimento, do som, da imagem, a partir do momento que convoca a intervenção lúdica e inteligente do leitor para a composição e a construção de múltiplos significados a serem extraídos do ciberpoema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Anair Valênia Martins Dias, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás - UFG/RC, área de pesquisa Linguística Aplicada, com ênfase em investigações sobre gêneros digitais, tecnologia e ensino de língua.

Fábio Tibúrcio

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - GO, aluno do curso de Letras-Português pela mesma instituição, realiza pesquisas na área de Literatura Contemporânea.

Publicado

2017-12-04

Cómo citar

Martins Dias, A. V., & Tibúrcio, F. (2017). Para além da palavra: multissemiose e hibridismo na urdidura do ciberpoema. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (19), 253–271. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p253-271

Número

Sección

Ensayos Literarios