Do desejo do outro ao desejo de ascender à leitura e à escrita no romance “A menina que roubava livros”

Autores

  • Elisangela Maria da Silva UNICAP - Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i22p185-204

Palavras-chave:

Desejo, Leitura, Escrita

Resumo

O presente estudo versa a respeito do desejo da leitura e da escrita da personagem Leisel, do romance A menina que roubava livros, que foram analisados a partir da lógica psicanalítica, fundada por Freud e atualizada por Lacan. É comum a criança em idade de alfabetização enfrentar angústias como efeito de algumas demandas familiares e sociais como, por exemplo, período determinado para ascensão à leitura e à escrita. Pensando na criança em que tal ascensão escapa a esse período, como no caso da nossa personagem, surgem-nos algumas questões: Como interpretar a captura desta pelo escrito mesmo antes da alfabetização? Qual a posição tomada por Liesel para ascender à leitura e à escrita? Partimos do pressuposto que tal posição transpõe a demanda do outro para a demanda do desejo e que o sujeito falante é efeito dos textos e discursos aos quais teve acesso desde as primeiras experiências de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisangela Maria da Silva, UNICAP - Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Graduada em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL, Especialização no Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Vitória de Santo Antão - FAINTVISA, Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - PITÁGORAS, Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Atualmente é professora do Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística aplicada e ao ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Osman Lins - FACOL. Professora Alfabetizadora pela Secretaria de Educação do Ipojuca. Tem experiência na área de Linguística com ênfase na área de Psicanálise, atuando em Aquisição da Linguagem. Participa do Grupo de Estudo O Bebê pelo Núcleo de Estudos Psicanalíticos - NINAR. Dedica-se principalmente aos seguintes temas de estudo: a voz na relação mãe-bebê e a voz infantil e a linguagem poética.

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

Silva, E. M. da. (2019). Do desejo do outro ao desejo de ascender à leitura e à escrita no romance “A menina que roubava livros”. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (22), 185–204. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i22p185-204