Alteridade e liminaridade na Comédia de Dante: epifanias literárias entre Inferno, Purgatório e Paraíso

Autores

  • Augusto Rodrigues da Silva Junior Universidade de Brasília - UNB

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i22p131-150

Palavras-chave:

Dante, Divina Comédia, Alteridade, Liminaridade, Epifania

Resumo

Este estudo estabelece relações dialógicas entre os três volumes/espaços definidos pela Divina Comédia de Dante e pela tradição cristã. Apresentamos relações epifânicas entre as três camadas tanatográficas percorridas pelo autor do século XIV: Inferno, Purgatório e Paraíso. A partir das noções de catábase (descida mágica e transformadora aos infernos, conforme Eudoro de Sousa), liminaridade (condição liminar, limite, entre-lugar, a partir de Victor Turner) e anábase (retorno espetacular do inferno que engendra sabedoria também conforme Sousa), engendramos mirada pela tanatografia (escrita de morte) em Dante a fim de perscrutar o logos dialógico (no esteio de Bakhtin) que se desdobra no imenso universo autoral constituído pela tradição dos diálogos dos mortos. A Divina Comédia, como a entendemos, figura uma profunda catábase em relação ao eu-autoral: epifania do literário às portas da modernidade no Ocidente.

 

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Publicado

2019-07-04

Como Citar

da Silva Junior, A. R. (2019). Alteridade e liminaridade na Comédia de Dante: epifanias literárias entre Inferno, Purgatório e Paraíso. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (22), 131–150. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i22p131-150