Trajetória de pesquisa: muitas Clarices

Nádia Battella Gotlib

Resumo


Nádia Battella Gotlib

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1967), mestrado (1971) e doutorado (1977) em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e livre-docência em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1993), onde atuou como professora de Literatura Portuguesa e Literatura Brasileira. Desenvolveu atividades de pesquisa e ministrou cursos de Graduação e de Pós-Graduação em várias universidades brasileiras e do exterior (Univ. de Oxford, Univ. de Buenos Aires).

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira Contemporânea e principalmente nos seguintes temas: conto brasileiro, narrativa de Clarice Lispector, arquivo pessoal, diários, epistolografia e autobiografia. Atualmente está vinculada, como professor colaborador, ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP. Foi Bolsista Sênior do CNPq até fevereiro de 2017.

Uma das maiores especialistas na obra de Clarice Lispector, Nádia publicou vários artigos sobre a autora. E sobre essa mesma escritora escreveu Clarice, uma vida que se conta, leitura de vida e obra da escritora, e o livro Clarice Fotobiografia, uma fotobiografia de Clarice Lispector, narrativa visual da história de vida e obra de Clarice Lispector, com 800 imagens, na sua grande maioria, inéditas.

Edição: Ana Paula Rodrigues da Silva, Thiago Fonseca (TV-PUC)
Música: PIPA estúdio


Texto completo:

vídeo

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

FronteiraZ está indexada em:

Apoio: