Livros infantojuvenis Pra Cego Ver : a imagem materializada na audiodescrição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p104-118

Palavras-chave:

Audiodescrição, Ilustração, Literatura infantojuvenil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a audiodescrição (AD) de ilustrações presentes em dois textos literários direcionados ao público infantojuvenil: Simplesmente Diferente (2011), de autoria de Mônica Picavêa, e Cinderela (2014), adaptado por Anna Cláudia Ramos. Embora sejam propostas narrativas distintas, ambos os livros compõem as escassas produções de literatura acessível para cegos ou com baixa visão. Ao considerar a importância da ilustração na constituição deste gênero, analisar a produção das audiodescrições de tais materiais em um meio semiótico diferente do visual pode ser um caminho para traçar novas diretrizes para a produção de AD em materiais voltados para o público infantojuvenil, além dos já dispostos pela Audio Description Coalition (2010) e pela Norma Inglesa de Audiodescrição (2000). O aporte teórico deste trabalho está fundamentado em estudos de Turchi (2002), Piety (2004), Costa (2011), Coito (2015), Garbim (2017) e Praxedes Filho e Arraes (2017).

 

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Biografia do Autor

Líliam Cristina Marins, Universidade Estadual de Maringá

Docente adjunta na Universidade Estadual de Maringá, atua como professora no Departamento de Letras Modernas e professora permanente no Programa de Pós-graduação em Letras. 

Fernanda Gritti, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras Licenciatura - Inglês pela Universidade Estadual de Maringá e Bacharelado em Tradução pela mesma universidade. Atualmente, faz parte do programa de pós-graduação em Letras (PLE-UEM), na área dos Estudos Literários à nível de Mestrado. 

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Publicado

2020-07-06

Como Citar

Marins, L. C., & Gritti, F. (2020). Livros infantojuvenis Pra Cego Ver : a imagem materializada na audiodescrição. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (24), 104–118. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p104-118