Ismália e O Arenque Fumado: a expansão de sentidos a partir da materialidade do livro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p40-56

Palavras-chave:

Suporte, Materialidade, Livro concertina, Design gráfico

Resumo

Partindo da leitura de dois poemas, a princípio não endereçados preferencialmente ao leitor infantil e juvenil –  Ismália, de Alphonsus de Guimaraens, e O Arenque Fumado, de Charles Cros –  o presente estudo almeja investigar como tais textos têm seus sentidos ampliados ao dialogarem com o projeto gráfico-editorial desenvolvido, respectivamente, por Odilon Moraes e André da Loba. Em outras palavras, objetiva-se evidenciar o papel assumido pelas ilustrações e design na (re)construção de sentidos suscitados pelos poemas impressos em livros concertinas, apontando para a relevância da materialidade do suporte na (re)leitura de tais textos literários. A discussão pauta-se nas considerações de Linden (2015) e Ramos (2019), no que se refere à materialidade do livro-objeto, e nas considerações de Ramos (2019) e Reynolds (2010) no tocante aos livros concertinas. A leitura das obras permite-nos observar a demanda por uma leitura multimodal – que considere a tríade texto-ilustração-design – nesse tipo de produção, uma vez que os sentidos sugeridos pelo texto literário são expandidos no diálogo estabelecido com as demais linguagens, exigindo, desta forma, um leitor mais participativo e capaz de compreender a obra em sua totalidade.

 

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Biografia do Autor

Diana Navas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

 

Ana Margarida Ramos, Universidade de Aveiro - UA

 

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Publicado

2020-07-06

Como Citar

Navas, D., & Ramos, A. M. (2020). Ismália e O Arenque Fumado: a expansão de sentidos a partir da materialidade do livro. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (24), 40–56. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p40-56