Poemas gatográficos de Ana Cristina Cesar

Autores

  • Nathaly Felipe Ferreira Alves IEL/UNICAMP

Palavras-chave:

Literatura contemporânea, Poesia Marginal, Inéditos e dispersos, Ana Cristina Cesar, “Escrita gatográfica”

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar os “poemas gatográficos” do livro Inéditos e dispersos (1985) de Ana Cristina Cesar, tendo em vista como a mediação da linguagem é matéria de experiências (inter)subjetivas que dinamizam corpos animais e humanos que, para além de tema, são também verdadeira fatura e expandem o sentido dos significantes ao esgarçar e renovar a significação de uma escritura/leitura. Partimos do princípio de que a instância da mediação poética gerencia uma sucessiva sobreposição de diferentes noções de sujeito, corpo e pensamento, sempre os entrelaçando por meio de uma perspectiva do desvio e da contradição. Como fundamentos para a análise, destacamos os estudos de Derrida (2002), Fagundes (2007) e Siscar (2011) que discutem sobre alteridade e linguagem poética, elementos basilares da nossa proposição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathaly Felipe Ferreira Alves, IEL/UNICAMP

Mestra pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)/ bolsista CAPES. Doutoranda em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/ bolsista FAPESP (Processo no 2018/22189-1).

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Felipe Ferreira Alves, N. (2021). Poemas gatográficos de Ana Cristina Cesar. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (26), 165–177. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/52653

Edição

Seção

Ensaios Literários