Expectativas de gênero em The locusts have no king, de Dawn Powell

Autores

  • Nayara Macena Gomes Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Teoria do romance, Estudos de gênero, Controle da narrativa, Feminização do herói, Dawn Powell

Resumo

Este ensaio oferece uma leitura dos procedimentos de criação literária das personagens artistas emThe locusts have no king (1948), romance de Dawn Powell (1896-1965). Baseada nos aportes teóricos de Georg Lukács (2000) e Michael Danahy (1991), mostramos que, a partir de uma atitude estética compartilhada pelas personagens, esse romance termina por retraçar ficcionalmente o desfazimento de um mundo pretensamente harmônico apresentado num espaço onde o controle sobre a narrativa e a criação literáriasão garantidos ao romancista. Argumento que a inversão sexual de padrões narrativos (mythos) suscita reflexões sobre o romance, especialmenteno tocante à figura do herói. Neste contexto, a contribuição de Joanna Russ (1995) é fundamental para abordar os efeitosque a narrativa de Powell causa quando ilumina o gendramento das interações com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Macena Gomes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestre em estudos literários pela Universidade Federal de Rondônia e tradutora de língua inglesa na Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Gomes, N. M. (2021). Expectativas de gênero em The locusts have no king, de Dawn Powell. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (26), 178–191. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/52741

Edição

Seção

Ensaios Literários