Geografias de Orfeu: considerações sobre o hermetismo e o lastro histórico em dois poemas de Jorge de Lima

Autores

  • Rafael Iatzaki Rigoni UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Poesia Lírica, Crítica Literária, Modernismo, Aspecto Social.

Resumo

O objetivo do artigo é apontar os elementos da poética de Jorge de Lima que nos permitem questionar e problematizar o conceito de hermetismo ampla e solidamente difundido em sua fortuna crítica. Inicialmente elencamos algumas leituras canônicas da fortuna crítica do escritor, para em seguida desenvolver uma análise de dois poemas de fases distintas da carreira do autor e compará-los com as perspectivas critica literárias elencadas anteriormente. Por último, conclui-se que os elementos entendidos por parte da crítica literária como herméticos não são as forças motrizes da obra do poeta alagoano, antes compõem um dos pólos da tensão que estrutura a obra e está em constante embate com o outro pólo estruturante da obra, seu caráter histórico e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Iatzaki Rigoni, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Mestre em Estudos Literários pela UFPR.

Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná na área de estudos literários, linha de pesquisa "Literatura, história e crítica" 

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Rigoni, R. I. (2021). Geografias de Orfeu: considerações sobre o hermetismo e o lastro histórico em dois poemas de Jorge de Lima. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (26), 193–206. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/53326

Edição

Seção

Ensaios Literários