Contar e não contar
a narração no romance gráfico O Mez da Grippe, de Valêncio Xavier
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p92-107Palavras-chave:
Narrador contemporâneo, Romance gráfico, Montagem, O Mez da Grippe, Valêncio XavierResumo
O objetivo desta pesquisa é investigar o processo narrativo no romance gráfico de Valêncio Xavier. A novela O Mez da Grippe (1981) será analisada e comparada a outras produções, situando-a na tradição dos romances gráficos do autor. Dessa forma, confrontando-a com as ideias de Benjamin (2012) acerca da extinção do narrador e de Adorno (2003) e Santiago (1989) sobre o narrador pós-moderno contemporâneo, analisamos como se dá a narração em uma produção literária como esta, marcada pela inclusão da arte gráfica: recortes de jornais, anúncios, postais e colagens que adentram a obra como formas de mediação da escrita. A justaposição das imagens, índices do real que, por sua vez, constroem a ficcionalidade quando retirados de seu espaço/tempo, é responsável pela narrativa, montada pelo leitor, num ir e vir, cruzar-entrecruzar de informações.
Downloads
Metrics
Referências
ADORNO. T. W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ADORNO. T. W. Notas de Literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas cidades; Editora 34, 2003.
ARAÚJO, I. Cinema – o mundo em movimento. São Paulo: Scipione, 1995.
BENJAMIN, W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012. V. 1.
BORBA, M. S. Para além da escritura: a montagem em Valêncio Xavier. 2005. 125f. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
EISNER, W. Narrativas gráficas. Trad. Leandro Luigi. São Paulo: Devir, 2013.
GAGNEBIN, J. M. Não contar mais? In: GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
LEFEBVE, M. J. Estrutura do discurso da poesia e da narrativa. Trad. José Carlos Seabra Pereira. Coimbra: Livraria Medina, 1975.
SANTIAGO, S. O narrador pós-moderno. In: SANTIAGO, S. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
XAVIER, V. O Mez da Grippe e outros livros. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.