Poesia sonora no Brasil e no mundo:

uma revisitação atualizada

Autores

  • Giuliano Tosin Centro Universitário UNIFAAT

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p50-64

Palavras-chave:

Arte experimental, Poesia experimental, Poesia sonora, Poesia fonética, Arte vocal

Resumo

Poesia sonora é um gênero específico da poesia experimental que explora uma ampla possibilidade de usos do aparelho fonético humano, conduzindo a instâncias anteriores às entonações da fala. Este artigo inicia-se com uma apresentação conceitual da poesia sonora e, em seguida, constrói a sua retrospectiva histórica desde o dadaísmo, passando pelo letrismo e ultra-letrismo, o que demonstra as raízes predominantemente europeias de uma forma de arte que, em seguida, se internacionalizou. Poucas décadas depois, o surgimento dos gravadores de áudio em fita magnética interferiu diretamente na poesia sonora, que passou a conciliar a expressão vocal com o uso de recursos tecnológicos. Essa possibilidade intensificou-se a partir da difusão dos recursos digitais, tanto dos equipamentos de hardware (computadores, interfaces e placas) quanto dos programas, que se tornaram cada vez mais acessíveis. Apesar de um começo tardio, a poesia sonora brasileira concentra uma produção considerável, que também é abordada neste artigo.

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Biografia do Autor

Giuliano Tosin, Centro Universitário UNIFAAT

Artista, pesquisador e professor. Doutor em Artes pela UNICAMP.

Referências

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Tosin, G. (2021). Poesia sonora no Brasil e no mundo: : uma revisitação atualizada. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (27), 50–64. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p50-64