Poesia sonora no Brasil e no mundo:

uma revisitação atualizada

Autores/as

  • Giuliano Tosin Centro Universitário UNIFAAT

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p50-64

Palabras clave:

Arte experimental, Poesia experimental, Poesia sonora, Poesia fonética, Arte vocal

Resumen

Poesia sonora é um gênero específico da poesia experimental que explora uma ampla possibilidade de usos do aparelho fonético humano, conduzindo a instâncias anteriores às entonações da fala. Este artigo inicia-se com uma apresentação conceitual da poesia sonora e, em seguida, constrói a sua retrospectiva histórica desde o dadaísmo, passando pelo letrismo e ultra-letrismo, o que demonstra as raízes predominantemente europeias de uma forma de arte que, em seguida, se internacionalizou. Poucas décadas depois, o surgimento dos gravadores de áudio em fita magnética interferiu diretamente na poesia sonora, que passou a conciliar a expressão vocal com o uso de recursos tecnológicos. Essa possibilidade intensificou-se a partir da difusão dos recursos digitais, tanto dos equipamentos de hardware (computadores, interfaces e placas) quanto dos programas, que se tornaram cada vez mais acessíveis. Apesar de um começo tardio, a poesia sonora brasileira concentra uma produção considerável, que também é abordada neste artigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Giuliano Tosin, Centro Universitário UNIFAAT

Artista, pesquisador e professor. Doutor em Artes pela UNICAMP.

Citas

ALTMANN, R. Tecken. [S. l.: s. n.], 1978.

BARRAS, V.; ZURBRUGG, N. (Org.). Poésies sonores. Genebra: Contrechamps, 1992.

BOBILLOT, J. Bernard Heidsieck: poésie action. Paris: Jean-Michel Place, 1996.

CAMPOS, A., CAMPOS, H.; PIGNATARI, D. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CHOPIN, H.; ZUMTHOR, P. Les riches heures de l’alphabet. Paris: Traversière, 1992.

CHOPIN, H. Poésie sonore internationale. Paris: Jean-Michel Place, 1979.

DOMINGUES, D. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.

DONGUY, J. Le geste à la parole. Paris: Thierry Agullo, 1981.

HEIDSIECK, B. Notes convergentes. Marselha: Al Dante, 2001.

ISOU, I. Introduction a une nouvelle poésie et a une nouvelle musique. Paris: Gallimard, 1947.

MACHADO, I. Poesia Sonora e experimentação. Revista Galáxia, São Paulo, n. 2, 2001.

MENEZES, P. (Org.) Poesia sonora: poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: Educ, 1992.

Publicado

2021-12-15

Cómo citar

Tosin, G. (2021). Poesia sonora no Brasil e no mundo: : uma revisitação atualizada. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (27), 50–64. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p50-64

Número

Sección

Artículos