Poesia sonora no Brasil e no mundo:
uma revisitação atualizada
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p50-64Palabras clave:
Arte experimental, Poesia experimental, Poesia sonora, Poesia fonética, Arte vocalResumen
Poesia sonora é um gênero específico da poesia experimental que explora uma ampla possibilidade de usos do aparelho fonético humano, conduzindo a instâncias anteriores às entonações da fala. Este artigo inicia-se com uma apresentação conceitual da poesia sonora e, em seguida, constrói a sua retrospectiva histórica desde o dadaísmo, passando pelo letrismo e ultra-letrismo, o que demonstra as raízes predominantemente europeias de uma forma de arte que, em seguida, se internacionalizou. Poucas décadas depois, o surgimento dos gravadores de áudio em fita magnética interferiu diretamente na poesia sonora, que passou a conciliar a expressão vocal com o uso de recursos tecnológicos. Essa possibilidade intensificou-se a partir da difusão dos recursos digitais, tanto dos equipamentos de hardware (computadores, interfaces e placas) quanto dos programas, que se tornaram cada vez mais acessíveis. Apesar de um começo tardio, a poesia sonora brasileira concentra uma produção considerável, que também é abordada neste artigo.
Descargas
Métricas
Citas
ALTMANN, R. Tecken. [S. l.: s. n.], 1978.
BARRAS, V.; ZURBRUGG, N. (Org.). Poésies sonores. Genebra: Contrechamps, 1992.
BOBILLOT, J. Bernard Heidsieck: poésie action. Paris: Jean-Michel Place, 1996.
CAMPOS, A., CAMPOS, H.; PIGNATARI, D. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CHOPIN, H.; ZUMTHOR, P. Les riches heures de l’alphabet. Paris: Traversière, 1992.
CHOPIN, H. Poésie sonore internationale. Paris: Jean-Michel Place, 1979.
DOMINGUES, D. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.
DONGUY, J. Le geste à la parole. Paris: Thierry Agullo, 1981.
HEIDSIECK, B. Notes convergentes. Marselha: Al Dante, 2001.
ISOU, I. Introduction a une nouvelle poésie et a une nouvelle musique. Paris: Gallimard, 1947.
MACHADO, I. Poesia Sonora e experimentação. Revista Galáxia, São Paulo, n. 2, 2001.
MENEZES, P. (Org.) Poesia sonora: poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: Educ, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 FronteiraZ. Revista del Programa de Estudios Posgrado en Literatura y Crítica Literaria
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.