Escrita, dramaturgia e performance em Adeus, cavalo, de Nuno Ramos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p79-91Palavras-chave:
Literatura contemporânea, Escrita performática, Dramaturgia, Performance, CorpoResumo
Este artigo propõe uma análise da obra Adeus, Cavalo, de Nuno Ramos, com o objetivo de examinar a performance na escrita da narrativa tomada como acontecimento. Sob a perspectiva de uma escrita que empresta técnicas de outros suportes artísticos (o teatro, por exemplo), a discussão pressupõe como objetivos específicos: investigar sucintamente o caminho percorrido pela tradição artística e literária para o alcance de novas possibilidades no campo da escrita; apontar os lugares do autor e do leitor em uma narrativa associada a elementos do teatro performativo e, finalmente, descrever a performatividade nos procedimentos literários empregados para a construção do romance. Utilizando os conceitos de performance de Zumthor (2018) e performatividade de Féral (2008), como pontos norteadores do debate, as demais reflexões dizem respeito a elementos que permeiam o estudo da literatura contemporânea de modo geral, a partir de críticos como Pellegrini (2007) e Schollhammer (2012).
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