Escrita, dramaturgia e performance em Adeus, cavalo, de Nuno Ramos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p79-91Palavras-chave:
Literatura contemporânea, Escrita performática, Dramaturgia, Performance, CorpoResumo
Este artigo propõe uma análise da obra Adeus, Cavalo, de Nuno Ramos, com o objetivo de examinar a performance na escrita da narrativa tomada como acontecimento. Sob a perspectiva de uma escrita que empresta técnicas de outros suportes artísticos (o teatro, por exemplo), a discussão pressupõe como objetivos específicos: investigar sucintamente o caminho percorrido pela tradição artística e literária para o alcance de novas possibilidades no campo da escrita; apontar os lugares do autor e do leitor em uma narrativa associada a elementos do teatro performativo e, finalmente, descrever a performatividade nos procedimentos literários empregados para a construção do romance. Utilizando os conceitos de performance de Zumthor (2018) e performatividade de Féral (2008), como pontos norteadores do debate, as demais reflexões dizem respeito a elementos que permeiam o estudo da literatura contemporânea de modo geral, a partir de críticos como Pellegrini (2007) e Schollhammer (2012).
Downloads
Metrics
Referências
AGAMBEN, G. O autor como gesto. In: AGAMBEN, G. Profanações. Trad. Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.
ARISTÓTELES. Poética. Trad. Paulo Pinheiro. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
ASSIS, M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2014.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Trad. Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk, 2014.
CAPUTO, I. Adeus, cavalo, de Nuno Ramos: quando o corpo vibra e o texto estremece um ato de leitura. Veredas, n. 30, p. 56–75, 28 ago. 2019. Disponível em: https://www.revistaveredas.org/index.php/ver/article/download/552/440. Acesso em: 16 nov. 2021
FÉRAL, J. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, v. 8, p. 197-210, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p197-210. Acesso em: 16 set. 2021.
FERNANDES, S. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Repertório, Salvador, v. 1, n. 16, p. 11-23, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/download/60436075/5391-14426-1-PB20190829-29194-1upfbqh.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021
FOUCAULT, M. O que é um autor? In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298. (v. III).
GAGNEBIN, J. M. Do conceito de mímesis no pensamento de Adorno e Benjamin. Perspectivas, v. 16, p. 67-86, 1993. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/download/771/632. Acesso em: 16 nov. 2021.
OLIVEIRA, M. R. D. Da imaterialidade na narrativa contemporânea. In: OLIVEIRA, M. R. D. de; PALO, M. J. Impasses do narrador e da narrativa na contemporaneidade. São Paulo: EDUC, 2017, p. 57-90.
PELLEGRINI, T. Realismo: postura e método. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 137–155, 2007. Disponível: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/download/4119/3120. Acesso em: 16 nov. 2021.
RAMOS, N. Adeus, cavalo. São Paulo: Iluminuras, 2017.
SCHECHNER, R. Performer. Sala Preta, v. 9, p. 333-365, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57416. Acesso em: 16 nov. 2021.
SCHØLLHAMMER, K. E. Realismo afetivo: evocar realismo além da representação. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 39, p. 129-148, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/dSzWFLKdDkmP3qmScLPJbHD/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.
SILVA, R. A. Entre “artes” e “ciências”: a noção de performance e drama no campo das ciências sociais. Horizontes antropológicos, v. 11, n. 24, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/GLxbmtS4ZtKGQwHhSmPPxSH/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.
WATT, I. A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.